Deputada Rosângela Rezende é a entrevistada do programa Alego Mulher, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta segunda-feira, 6
Dando início à programação da Semana da Mulher na TV Alego, a deputada estadual Rosângela Rezende (Agir) é a entrevistada do programa “Alego Mulher” que vai ao ar nesta segunda-feira, 6. Em conversa com a jornalista Monalisa Carneiro, a parlamentar falou sobre sua trajetória profissional e os desafios que encontrou por atuar em campos dominados pelo sexo masculino.
Odontóloga de formação, Rosângela afirmou que “as mãos são extensões do coração” e que, desde muito nova, decidiu que trabalharia com algo que usasse suas habilidades manuais. Em sua carreira como dentista, foi autônoma durante muito tempo e, por isso, conheceu os “percalços da indústria”. Após sua aprovação em um concurso público, começou a ter contato com a gestão de saúde, experiência que se consolidou nos 12 anos em que atuou como secretária municipal de Saúde de Mineiros.
Por sugestão de seu pai, o ex-governador de Goiás Agenor Rezende, Rosângela decidiu entrar para a política. Em 2018 disputou sua primeira eleição para deputada estadual, quando ficou como segunda suplente do seu então partido, o MDB. E, em 2022, conquistou uma vaga no Parlamento goiano. “Eu abri meu olhar com o passar dos anos, fui de dentro da boca das pessoas para áreas bem amplas da vida de todos”, brincou.
Ao comentar sobre a presença feminina no mercado de trabalho, Rosângela contou que, em sua experiência, o maior desafio foi lidar com a gestão de pessoas. O que, segundo ela, é também uma vantagem porque acredita que a sensibilidade das mulheres possibilita uma maior habilidade de lidar com esses tipos de demanda.
Para a parlamentar, as mulheres são diversas e isso ocasiona que venham ocupando cada vez mais espaços. “Inclusive, sou da zona rural de Mineiros e conheci muitas mulheres no agronegócio, um universo dominado por eles. E o contato com essas mulheres do agro me fez ter a prova de que podemos fazer de tudo”, completou.
Rosângela Rezende se define como uma “deputada da saúde e das estradas” e explicou que escolheu suas pautas prioritárias a partir de assuntos que viu como “gargalos” em Goiás. “Mas além da logística e da saúde, especificamente para as mulheres, pretendo me dedicar ao combate às violências de gênero”.
Uma das quatro parlamentares da Alego, Rosângela defende que as mulheres precisam acreditar em seus potenciais para que possam se multiplicar em ambientes em que não estão em grande número, como a política. “Falta acreditar que somos capazes e desacostumar com ideias atrasadas que, apesar de comuns, não são verdadeiras. Mulher, acredite que você pode e enfrente seus medos, a vida exige coragem”, incentivou.
A entrevista completa poderá ser conferida a partir desta segunda-feira, 6, na programação da TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) e, ainda, pelo canal do Youtube.