Ícone alego digital Ícone alego digital

Sob o comando de Bia de Lima, o enfrentamento da violência contra as mulheres foi discutido em debate nesta 3ª-feira, 7

07 de Março de 2023 às 13:00
Crédito: Carlos Costa
Sob o comando de Bia de Lima, o enfrentamento da violência contra as mulheres foi discutido em debate nesta 3ª-feira, 7
Debate sobre o enfrentamento a violência contra as mulheres

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada Bia de Lima (PT), promoveu hoje pela manhã, no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, o debate sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres com o objetivo de promover discussões que possam culminar em políticas públicas relacionadas a essa temática.

Participaram desse evento, a secretária de Gestão Nacional da Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), vinculada ao Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal; a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Promoção dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública Estadual, Tatiana Bronzato Nogueira;  a delegada estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, Ana Elisa Gomes; a psicóloga da Gerência de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia, Cida Alves; a jornalista, escritora e autora do livro Roda de Saia, Nonô Noleto e a escritora e autora do livro Maria da Penha nas escolas, Manoela Barbosa.   

“Nesta manhã celebro aqui, juntamente com vocês, a minha vitória. Aprendi a disputar espaço com os homens no campo sindical, onde brigamos muito e trabalhamos representando os profissionais da educação. Durante esses anos compreendi que, para ampliar as possibilidades, precisava caminhar para a política na tentativa de ampliar ainda mais os espaços de discussões, por isso, nossa tarefa aqui é grandiosa”, afirmou a deputada Bia de Lima. 

Bia de Lima ressaltou que “os números da violência contra a mulher são alarmantes, mas precisamos avançar e construir novas perspectivas, através de políticas que façam realmente a diferença, por isso, meu compromisso é pela  inclusão das mulheres. Quero ressaltar que todas as quatro deputadas desta casa estão imbuídas na defesa da mulheres”. 

Ao fazer uso da palavra, a representante do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal, destacou o compromisso do Governo Federal no combate à violência contra a mulher e salientou que também precisamos ter esse mesmo compromisso no âmbito estadual. De acordo com ela, “o que as mulheres mais precisam para fazer cessar esse ciclo são medidas que impeçam a violência de avançar, e ainda, leis para punir exemplarmente os agressores, pois não pode haver retrocesso”.

“Não é possível que a gente passe a naturalizar a violência contra a mulher no Brasil, pois os números retratam que estamos vivendo uma verdadeira guerra e os traumas são equivalentes. Esta é uma questão urgente e precisa ser solucionada. O enfrentamento precisa de fato acontecer”, reconheceu a psicóloga Cida Alves. 

Alves trouxe uma narrativa mostrando que “é importante também que a gente busque a revogação da lei da alienação parental, pois ela impede a mulher de expor sua realidade cruel. Precisamos enfrentar a misoginia do mesmo modo que enfrentamos a questão da etnia, da raça e da orientação sexual”.

As escritoras convidadas para o evento: Nonô Noleto e Manoela Barbosa comentaram suas obras e as vivências que influenciaram suas escritas. Noleto destacou que seu livro é composto de 11 histórias, onde cada uma retrata a vida de uma mulher. Já na obra de Barbosa, as histórias em quadrinhos representam a realidade de maneira mais lúdica, permitindo que a temática seja trabalhada ainda na infância e, por isso mesmo, a autora entende que tudo nasceu de uma demanda social.  

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.