Criação da semana de conscientização sobre a doença celíaca tem sinal verde do Plenário
A proposição do deputado Bruno Peixoto (UB), por meio do projeto de lei nº 5847/21, foi aprovada em segunda votação na sessão extraordinária desta quarta-feira, 15. A matéria visa instituir a semana estadual de conscientização sobre a doença celíaca, a ser realizada, anualmente, na terceira semana do mês de maio.
“A doença celíaca é autoimune, ou seja, as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório. Essa reação exagerada das células de defesa do organismo é contra um "inimigo", no caso o glúten, que é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio. É uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada adequadamente. A base do tratamento é a eliminação completa do glúten da dieta”, frisa Bruno Peixoto na sua justificativa parlamentar.
Ele ainda diz que “manter uma dieta sem glúten é uma tarefa desafiadora que pode exigir importantes ajustes no estilo de vida do celíaco. O glúten não só está presente em uma grande quantidade de alimentos habituais, mas também em alguns medicamentos e suplementos alimentares. A contaminação cruzada, que acontece quando resíduos da proteína são encontrados em outros produtos, pode acontecer durante o plantio, colheita, armazenamento ou no preparo dos alimentos”.