Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprova programa de divulgação de animais de estimação perdidos

15 de Março de 2023 às 16:26

O Plenário deu sinal verde para o projeto de lei que dispõe sobre o programa estadual de animais de estimação perdidos, em condição de abandono ou aptos para adoção, voltado à divulgação na rede mundial de computadores de fotografias e informações em Goiás. O colegiado aprovou em primeira votação a propositura, que é assinada pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) e protocolada com o nº  989/20.

O processo nº 989/20  objetiva criar uma página na rede mundial de computadores por meio do Conselho Estadual de Saúde Animal e de Inspeção e Defesa Agropecuária para concentrar informações e dados dos animais.

De acordo com o parlamentar, para a execução do programa proposto deverão ser estabelecidos critérios e padrões simples e objetivos para a coleta de dados e solicitações de resgate. “As informações deverão ser repassadas por meio de formulário disponibilizado na página e enviado por arquivo eletrônico em até 24 horas após o desaparecimento do animal e serão mantidas na rede por 30 dias”, determina a propositura.

Em relação aos animais resgatados, o caput determina “a concentração de informações sobre resgate e adoções deverão ser monitorados por centros de zoonoses, cais, organizações não governamentais, associações de proteção e amigos dos animais, bem como estabelecimentos comerciais do segmento pet. “É comum presenciar ofertas de adoção, pedidos de resgates, denúncias de maus-tratos e pedidos de ajuda. Sobretudo, animais de estimação desaparecidos que são considerados da família. Portanto, o poder público não pode se eximir de promover ações que otimizem as buscas, facilitem o resgate e promovam a reabilitação de animais em situação de risco”, justifica o caput.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.