Requerimentos e proposições de 11 parlamentares chegam à Mesa
Após a abertura da sessão ordinária, 11 deputados estaduais encaminharam projetos de lei e requerimentos à Mesa, dando o pontapé na apreciação desses processos pela Alego. Os trabalhos estão em andamento no plenário Iris Rezende da Alego, na tarde desta quinta-feira, 16.
A deputada petista Bia de Lima encaminhou requerimento para retomada da funcionalidade do prédio da Eseffego em favor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e dois projetos de lei. O primeiro estabelece incentivos para iniciação à pesquisa científica nas escolas estaduais, e o segundo, que dispõe sobre medidas protetivas a mulheres.
Já o deputado Issy Quinan (MDB) apresentou requerimento solicitando a realização de sessão especial para homenagear profissionais da Educação.
Representante do PT, Antônio Gomide encaminhou à Mesa o projeto de lei que cria o programa Escola em Ação, de incentivo à prática de esportes nos finais de semana.
Por sua vez, o deputado Gugu Nader (Agir) repercutiu sobre seu requerimento pedindo reforma geral do campus da UEG em Itumbiara.
Representante petista, o deputado Mauro Rubem encaminhou à Mesa dois requerimentos, um deles visando melhorias para a Feira Hippie em Goiânia.
O deputado do PSB, Karlos Cabral, apresentou requerimentos à Goinfra pedindo a recuperação de trechos das rodovias estaduais GO-195 e GO-060, dentro do município de Rio Verde. Também solicitou a realização de sessão solene dedicada ao Centro de Juventude Cajueiro. Encaminhou, ainda, propositura que contempla pessoas portadoras de deficiência auditiva.
O parlamentar do União Brasil, Lincoln Tejota, encaminhou processo à Mesa, sem especificar seu teor.
Representante do Solidariedade, o deputado Cristiano Galindo apresentou três requerimentos, solicitando a manutenção de trechos das rodovias GO-146, GO-330, e a roçagem e limpeza da ciclovia entre os municípios de Abadia e Trindade.
Já o deputado José Machado (PSDB) encaminhou à Mesa requerimento endereçado à Goinfra, solicitando a instalação de redutor de velocidade na GO-438, próxima aos limites municipais de Goianésia.
O deputado Fred Rodrigues (DC) falou sobre projeto de lei de sua autoria, encaminhado à Mesa, que regulamenta o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não são imediatamente identificadas, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção, demência, doença de Crohn e fobias extremas.
Por último, o deputado Veter Martins (Patriota) devolveu processos apreciados pelas comissões e apresentou requerimento à Secretaria da Saúde, pedindo que a pasta assegure a mamoplastia redutora a mulheres com indicação clínica.