Tem início audiência pública pelo Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abre, nesta manhã de terça-feira, 21, a audiência pública em prol do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é realizado em parceria com organizações de movimentos negros e terreiros de matriz africana e é conduzida pelo autor da iniciativa, deputado Mauro Rubem (PT), no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.
O encontro celebra, também, o recém-criado Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que ocorre na mesma data. O objetivo principal do evento é aprofundar o debate sobre o racismo, incluindo o religioso, e discutir ações afirmativas para combater a discriminação racial.
A audiência pública abordará o veto integral à proposta da ex-deputada estadual e agora federal Adriana Accorsi (PT), que previa a reserva de 50% das vagas nos programas de estágio nos órgãos públicos de Goiás para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas. O veto está em trâmite na Alego e aguarda relatório do deputado Major Araújo (PL), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Além dos representantes das organizações de movimentos negros e terreiros de matriz africana, a audiência contará com a participação de autoridades, como o defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto e o presidente da Federação Goiana de Umbanda, Saulo Vieira.
A audiência pública é uma oportunidade importante para se discutir o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial em Goiás. A participação da sociedade civil e das autoridades envolvidas é fundamental para se alcançar avanços significativos na luta contra a discriminação racial.