Deputado Cairo Salim defende a liberdade religiosa durante audiência pública na Alego
Na manhã desta terça-feira, 21, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza uma audiência pública para debater questões de discriminação racial em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Entre os participantes, destaca-se a presença do deputado Cairo Salim (PSD), que enfatizou a importância da liberdade religiosa e do respeito às crenças de cada indivíduo.
Durante sua participação no debate, o deputado ressaltou que a maioria da população brasileira é miscigenada ou negra, o que reforça a necessidade de defender ações anti-racismo. Ele também destacou que todas as pessoas têm o direito de professar a religião que quiserem, e que é preciso respeitar as crenças de cada um. "Se tenho direito de falar que Jesus é Deus, o outro também tem direito de acreditar nos seus orixás, de ter suas casas religiosas, e ter a sua fé exposta da maneira que entender que tem que ser", afirmou o deputado.
Além disso, Cairo Salim defendeu o direito à liberdade de expressão, mesmo que isso possa ser constrangedor para algumas pessoas. "Quero ter direito de falar coisas que são constrangedoras para algumas pessoas, mas que fazem sentido na minha fé. E isso estar tudo bem. Todos temos o direito de acreditarmos naquilo que bem entendermos", disse.
A audiência pública contou, ainda, com a participação de outras autoridades e representantes de movimentos sociais, que discutiram a importância de políticas públicas para combater a discriminação racial e garantir a igualdade.