Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Defesa do Consumidor mantém parecer contrário a projeto que prolongava garantia de produtos e serviços

22 de Março de 2023 às 14:05
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Defesa do Consumidor mantém parecer contrário a projeto que prolongava garantia de produtos e serviços
Deputado Amilton Filho

Reunida nesta quarta-feira, 22, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDDC) distribuiu quatro processos e votou outro. A sessão foi comandada pelo deputado Amilton Filho (MDB), vice-presidente do colegiado.

Foi votado o projeto nº 2057/20, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que suspende o prazo legal de garantia sobre produtos e serviços. Proposto durante a pandemia do novo coronavírus, determinava suspender o “prazo da garantia legal e contratual sobre produtos e serviços, duráveis ou não duráveis” enquanto perdurasse a calamidade pública no Estado de Goiás ou o enfrentamento da COVID-19. Na justificativa, o parlamentar alegou que mesmo com a reabertura do comércio “não seria razoável” exigir dos consumidores que fossem pessoalmente às lojas para trocas de produtos.

O projeto recebeu parecer contrário do então deputado relator Humberto Teófilo (Patriota), e esse parecer foi mantido na reunião da CDDC desta quarta-feira, o que arquiva o projeto.  

Os processos distribuídos foram os seguintes:

Processo nº 6766/21 – Deputado Karlos Cabral – Torna obrigatória a inclusão de álcool em gel na cesta básica de alimentos do empregado público, privado e correlatos. 

Processo nº 10276/22 – Deputado Talles Barreto – Obriga a religação da energia elétrica no prazo máximo de duas horas após o pagamento. 

Processo nº 5750/21 – Deputado Charles Bento - Estabelece o horário para a cobrança de débitos por telefone ao consumidor.

Processo nº 1081/22 –  Deputado Bruno Peixoto - Dispõe sobre o direito à informação aos consumidores participantes de associação de proteção patrimonial.

A CDDC iniciou seus trabalhos nesta 20ª Legislatura no dia 7 de março. O presidente do colegiado é o deputado Veter Martins. Além dele e de Amilton Filho, são titulares os deputados Vivian Naves (Progressistas), Cairo Salim (PSD), Mauro Rubem (PT), Delegado Eduardo Prado (PL) e Wagner Camargo Neto (Solidariedade).

Um projeto que beneficia os consumidores ao permitir que escolham o dia do vencimento da fatura de energia elétrica deve ser votado na sessão plenária desta quarta na Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.