Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Direitos Humanos da Alego debateu na manhã desta terça-feira, 28, a situação dos presídios goianos

28 de Março de 2023 às 12:30
Crédito: Will Rosa
Comissão de Direitos Humanos da Alego debateu na manhã desta terça-feira, 28, a situação dos presídios goianos
Debate sobre sistema prisional goiano

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sua primeira reunião de trabalhos da 20ª Legislatura. A reunião, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, na sala de reuniões 101, bloco C, Palácio Maguito Vilela, foi conduzida pelo membro titular do colegiado, Mauro Rubem (PT), e teve como pauta o sistema prisional goiano e a situação das pessoas encarceradas sob custódia do Estado.

A mesa foi composta por diversas autoridades e representantes de organizações que atuam na temática. Além do deputado Mauro Rubem, também estiveram presentes Vitor Albuquerque da ABJD – Núcleo Goiás; Patrícia Benchimol, da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Privadas de Liberdade; Cláudia Nunes e Pedro Wilson, do Comitê Estadual de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno; o defensor Salomão Rodrigues da Silva Neto, da Defensoria Pública do Estado de Goiás; Viviane Martins, do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; Camila Alves, da Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). Padre Geraldo, representando a Pastoral Carcerária;  Mirela Cavichioli, Defensoria Pública Especializada Criminal de Aparecida de Goiânia e, Ângela Cristina, integrante do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.

Durante a reunião, foram destacadas diversas falhas do sistema prisional goiano, como a falta de condições básicas de higiene e nutrição, violações aos direitos humanos e a falta de apoio à saúde dos presos. Além disso, a preocupação com a fome no sistema prisional goiano também foi destacada, com indícios de que ela esteja sendo utilizada como forma de controle da população carcerária.

Os participantes da reunião se comprometeram a dar encaminhamento às demandas apresentadas, buscando soluções efetivas para os desafios do sistema prisional goiano em conjunto com os entes públicos e a sociedade civil organizada. A Comissão de Direitos Humanos da Alego reafirmou a importância da atuação da comissão e do diálogo com o Governo estadual para avançar nas questões relacionadas aos direitos humanos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.