Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima apresenta projeto para estimular empreendedorismo feminino

25 de Maio de 2023 às 13:27

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia o projeto de lei nº666 da deputada Bia de Lima (PT), que cria a política estadual para as mulheres empreendedoras. Segundo a autora da proposta, o novo programa possibilitará a criação de parcerias com instituições públicas e privadas, fortalecendo a rede de apoio e promoção do empreendedorismo feminino.

Em suas justificativas, a deputada explica que a criação do programa é fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Goiás, no setor no qual, segundo elas, existe uma grande desigualdade de gênero.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae-GO), em 2020, apenas 37% dos empreendimentos formais do estado eram liderados por mulheres. Além disso, essas empresas lideradas por mulheres têm, em média, menos funcionários e faturamento do que as empresas lideradas por homens. Essa desigualdade pode ser atribuída a diversos fatores, como a falta de acesso ao crédito e a redes de apoio, além de preconceitos e estereótipos de gênero.

“A partir dessa iniciativa será possível incentivar e apoiar as mulheres empreendedoras, ampliar o acesso ao crédito e ao mercado, estimular a inovação e a pesquisa e promover a igualdade de gênero, além do empoderamento econômico das mulheres”, afirma Bia de Lima no texto do projeto.

A matéria foi distribuída para a relatoria do deputado Mauro Rubem(PT) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.  Se receber parecer favorável , segue para apreciação em Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.