Virmondes Cruvinel apresenta em Jussara a Política Estadual de Negócios de Impacto Social
O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa, deputado Virmondes Cruvinel (UB), irá proferir palestra magna na Faculdade de Jussara (FAJ), nesta segunda-feira, 15, às 19 horas. A preleção do parlamentar irá abrir o XVIII Workshop Empreendedorismo Social. A programação do evento segue até quinta-feira, dia 18.
Ao abordar o tema, Virmondes, que é autor da Lei nº 21.898/2023, que implementa a Política Estadual de Negócios de Impacto Social no Estado de Goiás, ressalta o fato de que todo empreendimento, ao gerar renda e empregos, acaba por gerar um impacto positivo na sociedade. "Entretanto, aqui, tratamos de um tipo diferenciado de empreendimento, com impactos socioambientais muito mais ampliados".
O deputado assinala que 'Negócios de Impacto Social', conforme o Sebrae, são aqueles responsáveis por impacto positivo em comunidades mais necessitadas, ampliam perspectivas de pessoas marginalizadas, geram renda compartilhada e autonomia financeira para os mais pobres, além de negócios que já são criados pensando em atenuar problemas socioambientais.
Público atendido
Tais empreendimentos são os que beneficiam diretamente as chamadas classes C, D e E. Também são esses negócios os com maior público do mercado brasileiro, com uma estimativa de 110 milhões de pessoas.
Segundo o presidente da frente, o fundamental para criar um negócio de impacto social, além de apaixonar-se pela dificuldade apresentada, é conhecer profundamente o problema que se deseja resolver antes de propor uma solução. “Focar em melhorar a vida das pessoas e não em fazer sucesso com um produto”, sublinha.
O conhecimento do público-alvo também é fundamental, porque só assim é possível entender bem as pessoas que se beneficiarão com a solução. Entre as ferramentas aplicadas para que as soluções apresentadas sejam assertivas estão: o mapa de empatia, que elenca os sentimentos, dores, ações e objetivos de quem será impactado pelo trabalho, e a criação de personas, um personagem que seja um retrato do público-alvo.
Um outro ponto importante do negócio de impacto social é o fato de a obtenção de lucro estar em segundo plano, e ainda assim, se tratar de um empreendimento que deve se sustentar. “Na validação do negócio (empreendimento), o mapa da empatia será colocado em teste. Se precisar de ajustes ao projeto, faça-os”, ressalta Virmondes.
Diferenciais da legislação
Ao enunciar os diferenciais da política pública, Virmondes ressalta que essa deve articular diferentes atores sociais, incentivar o financiamento e aperfeiçoamento dos negócios de impacto, promover a cultura de avaliação de impacto socioambiental, fortalecer as organizações intermediárias, criar um ambiente normativo favorável e, ainda, fortalecer a geração de dados sobre investimentos e negócios de impacto.