Comissão de Atenção à Pessoa Idosa aprova a realização de audiência pública e de um Fórum Legislativo

Reunida na tarde desta terça-feira, 30, na Alego, a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), aprovou a realização de dois eventos: o IV Fórum Legislativo, no dia 26 de junho, na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás; e a audiência pública no dia 16 de junho, às 9 horas, no auditório 2 da Alego, promovendo o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa (oficialmente celebrado no dia 15).
“Nossa sociedade precisa entender que pessoas idosas, aquelas acima de 60 anos, não são pessoas invisíveis”, ressaltou o deputado a respeito da audiência pública.
O parlamentar convidou para sentarem à mesa de trabalhos a vice-presidente da comissão, Rosângela Rezende (Agir), e a gestora de saúde e professora de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a doutora Michelle Ferreira de Oliveira.
“Dia 16 estaremos aqui com vocês nesta audiência pública. É importante que esse trabalho seja feito em diferentes frentes”, disse a professora da UEG, lembrando que a violência contra os idosos não é apenas física e destacando o envolvimento de muitos idosos com a universidade.
Quirino disse que é importante que as faculdades de Medicina que ainda não ofertam a disciplina de Geriatria passem a oferecê-la. "A Organização Mundial da Saúde", ressaltou, "diz que deveria haver um médico geriatra para cada mil pessoas, mas no Brasil há, atualmente, um médico dessa especialidade para cada 16 mil habitantes".
"Além de mais geriatras", pontuou Rosângela Rezende, "é preciso haver, por exemplo, mais leitos de cuidados prolongados no SUS". A propósito, a deputada lembrou que Goiânia sediará, de 16 a 19 de junho, o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Sobre as atividades da comissão, Ricardo Quirino relembrou ter participado, na semana passada, em Brasília, de reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. "Foi estabelecida", disse, "parceria entre as duas comissões" – que ele preside na Alego e a da Câmara Federal.