Gustavo Sebba propõe Central de Gerenciamento de Crises em escolas de Goiás
Projeto de nº 902/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), autoriza que o Poder Executivo disponibilize aulas de gerenciamento de crise para professores e funcionários da Secretaria da Educação, nas escolas públicas do Estado de Goiás. O intuito é habilitar esses profissionais a lidar com situações de conflito e de violência de forma segura e eficaz.
O deputado argumenta que, com o aumento de conflitos e violências nas escolas do país, a insegurança vem provocando pânico aos pais, professores e funcionários das redes estaduais de ensino.
“Professores e demais servidores da área de educação muitas vezes são alvo de agressões verbais e físicas por parte dos estudantes e de seus familiares. Essas agressões causam danos não só físicos, mas também traumas emocionais, que afetam a qualidade do trabalho desses profissionais”, comenta.
Sebba ainda coloca que essas situações requerem equilíbrio por parte dos gestores, professores e demais profissionais da escola para o gerenciamento dessas crises com ações educativas e, também, preventivas.
O projeto explica que o treinamento de gerenciamento de crise irá abranger técnicas de comunicação não violenta, mediação de conflitos, resolução de problemas e, ainda, a prevenção da violência, para capacitar os professores e os funcionários a lidarem com possíveis situações de risco.
O projeto encontra-se na CCJ-Comissão de Constituição, Justiça e Redação e foi distribuída ao deputado Coronel Adailton para relatovria.