Homenagem à juventude

09 de Agosto de 2023 às 12:00
Crédito: Carlos Costa
Homenagem à juventude
Sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia Internacional da Juventude e entrega de Certificado do Mérito Legislativo
Por iniciativa do deputado Dr. George Morais, Assembleia Legislativa comemorou o Dia Internacional da Juventude e os 73 anos da União Estadual dos Estudantes, em sessão na manhã desta 4ª-feira.

Na manhã desta quarta-feira, 9, o plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi palco de uma sessão solene, de iniciativa do deputado Dr. George Morais (PDT), que serviu para homenagear a juventude goiana e celebrar os 73 anos da União Estadual dos Estudantes (UEE). O evento foi marcado pela entrega do Certificado de Mérito Legislativo a cerca de 180 pessoas de diversos setores de Goiás.

Na mesa de trabalhos, ao lado de George Morais, estiveram o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula (PDT), a primeira-dama daquele município, Geiciane Souza Ferreira; o vereador do município, Renato Ribeiro (PDT); a presidente do Conselho Estadual da Juventude do Estado de Goiás, Carolina Tavares Araújo; o secretário-geral do Conselho Estadual da Juventude, Laércio Rodrigues da Silva Neto; e o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seds), Ricardo Costa Gonçalves.

Com o objetivo de reconhecer a importância dos jovens na construção de um futuro promissor e destacar o papel vital da UEE na representação dos estudantes do estado, autoridades, líderes e jovens de diferentes esferas se uniram para celebrar os feitos, conquistas e potencialidades da juventude.

Ao abrir a solenidade, Morais expressou respeito e gratidão aos jovens homenageados, enfatizando o papel vital que a juventude desempenha na sociedade. "Sinto-me rejuvenescido, jovem novamente ao ver a energia e vitalidade de vocês. A juventude carrega consigo sonhos e aspirações que moldam nosso futuro."

O legislador compartilhou sua própria jornada, relembrando sua infância marcada por desafios pessoais e familiares e ressaltou como essas experiências o motivaram a seguir uma trajetória de superação, culminando em sua carreira médica e posteriormente como representante do povo de Goiás na Assembleia Legislativa.

Em meio a histórias pessoais, o deputado falou sobre sua passagem pelo movimento estudantil, destacando a importância de acreditar em si mesmo e perseguir sonhos, independentemente dos desafios. "Cada um de vocês possui habilidades e talentos admiráveis. Vocês são verdadeiras inspirações para todos nós", disse o deputado, ressaltando a importância de fazer escolhas guiadas pelo amor e pela paixão.

Presidente do Conselho Estadual da Juventude do Estado de Goiás, Carolina Tavares Araújo enfatizou o papel dos jovens como agentes transformadores da sociedade. Ela disse que os mesmos são a força motriz do desenvolvimento e ressaltou a necessidade de acreditar nos sonhos e na capacidade de influenciar mudanças positivas. "Cada um na sua área, mas fazendo a diferença, marcando em cada movimento."

O prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula (PDT), também compartilhou sua experiência pessoal como jovem líder, incentivando os presentes a perseguirem seus sonhos com determinação e amor pelo que fazem. Ele destacou a perseverança e a fé em Deus como pilares para alcançar o sucesso, inspirando os jovens a acreditarem em suas capacidades.

Ricardo Costa Gonçalves, superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seds), ressaltou programas estaduais destinados à Juventude, como a Escola da Juventude, o Passe Livre Estudantil e o Aprendiz do Futuro. Ele destacou o investimento em educação de qualidade e oportunidades inclusivas como fundamentais para o crescimento pleno dos jovens.

Laércio Rodrigues da Silva Neto, secretário-geral do Conselho Estadual da Juventude, falou em nome de todos os homenageados e relembrou ícones da Juventude como Malala Yousafzai e Honestino Guimarães. Ele falou, ainda, sobre a necessidade de valorizar os jovens como líderes, cientistas, artistas e agentes de transformação. "São pessoas talentosas, visionárias, que têm a capacidade de moldar o presente e o futuro de nossa nação", afirmou.

A sessão solene na Alego não apenas celebrou a Juventude e a UEE, mas também reconheceu a importância de criar espaços de diálogo e participação para os jovens. Através da valorização da educação, da busca por oportunidades e da promoção de políticas inclusivas, o evento reafirmou o compromisso com a construção de um futuro justo e próspero para todos. A entrega do Certificado de Mérito Legislativo e a homenagem aos jovens serviram como reconhecimento à nova geração.

Agência Assembleia de Notícias