Alego homenageou advogados em sessão solene nesta 5ª-feira, 10. Iniciativa foi do deputado Coronel Adailton

10 de Agosto de 2023 às 11:30
Crédito: Will Rosa
Sessão solene extraordinária em comemoração ao Dia dos Advogados e entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Por iniciativa do deputado Coronel Adailton (SD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 10, sessão solene extraordinária para entrega do Certificado de Mérito Legislativo a advogados goianos pelo dia dos profissionais do direito, comemorado anualmente em 11 de agosto.

Ao fazer uso da palavra, o propositor da homenagem destacou sua felicidade em conceder a honraria aos profissionais do direito, área em que ele também tem formação. “Não atuei, pois exerci a atividade de oficial da Polícia Militar de Goiás, mas me formei na Faculdade de Direito de Anápolis em 1999. O curso de direito, além das portas abertas, me auxilia demasiadamente aqui na Alego, no exercício parlamentar.”

Adailton ressaltou que o Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, é a casa do povo goiano e deixou seu gabinete à disposição para somar esforços em prol do povo goiano. “Eu digo que as portas do meu gabinete estão abertas para as ideias e projetos, e que possamos melhorar e transformar a vida das pessoas. Somos 41 deputados na Casa, representantes dos mais de 7 milhões de goianos, cada qual em seu segmento. Atuamos juntos, ampliando esses segmentos. Enquanto deputado, eu abro meu leque e tenho a obrigação de cuidar de cada goiano.”

O legislador ressaltou que a homenagem se justifica pelo trabalho da advocacia em defesa dos mais necessitados. "Vocês são pessoas de alto gabarito que atuam para defender as causas humanas e animais. Precisamos pensar nisso, cuidar das situações que requerem atenção. E a função do advogado é essa. Nós temos um crucifixo aqui no plenário Iris Rezende, e Deus nos disse quantas vezes temos que perdoar nossos inimigos, e o trabalho do advogado é de lutar pelas pessoas menos favorecidas.”

Guardiões de Justiça

A advogada Luzia Evelin Moreira do Nascimento falou em nome dos homenageados e ressaltou que o papel do advogado não pode ser esquecido. “Somos os guardiões dos direitos fundamentais e individuais, nossa função é defender os direitos sociais e garanti-los. Somos a porta de entrada para ajuste social, nosso dever é buscar incessantemente por isso.”

Luzia agradeceu a cada um dos seus colegas de ofício pela dedicação e paixão que demonstram pela profissão e o comprometimento em tornar a sociedade mais justa, “ Peço para que Deus nos dê muita sabedoria para colaborarmos com a justiça, sempre.”

Jorge Henrique Elias também fez uso da palavra para agradecer pelo reconhecimento a toda a advocacia. Ele relembrou o artigo 133 do Constituição Federal de 1988, que classifica os advogados como indispensáveis à administração da justiça, sendo invioláveis por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. E pontuou que a homenagem é uma luz no fim do túnel, diante de ataques reiterados que, segundo ele, a classe tem sofrido nos últimos anos, inclusive por parte de magistrados. “O advogado é a voz do povo, da sociedade. Por isso que cada um de vocês, homenageados, merece receber esse reconhecimento.”

Após os discursos, foi entregue Certificado de Mérito Legislativo a dezenas de advogados em reconhecimento ao trabalho em prol da sociedade goiana.

Agência Assembleia de Notícias