Por iniciativa de Fred Rodrigues, Assembleia Legislativa comemorou o Dia do Advogado na noite dessa 5ª-feira, 10

11 de Agosto de 2023 às 07:05
Crédito: Maykon Cardoso
Sessão solene extraordinária em homenagem aos advogados

Os profissionais que atuam na defesa dos cidadãos foram a pauta da sessão da noite dessa quinta-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Para celebrar o Dia do Advogado, em requerimento do deputado Fred Rodrigues (DC), a Casa realizou sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a representantes da categoria.

Além do autor da homenagem, compuseram a Mesa Diretiva: secretária-adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Fernanda Terra Castro, na solenidade representando o presidente da entidade, Rafael Lara; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Carlos Coelho; o presidente da OAB Subseção de Aparecida, Sebastião Justo Neto; a presidente da Comissão de Direito de Família, Talita Verônica Fernandes; Bruno Amaral, na solenidade representando o deputado federal Gustavo Gayer (PL); Ozeas Varão; Tairine Vidal; e Cairo Montelo.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo prefeito de Serranópolis (PP), Tárcio Dutra, o assessor especial da Governadoria, João Júnior, e o vereador por Goiânia William Veloso (PL), que também foi um dos homenageados.

Em seu discurso, Fred Rodrigues afirmou que não há como colocar em palavras a importância da profissão de advogado. Segundo ele, em um período de grande insatisfação popular com o Poder Judiciário, é de grande importância mostrar ao povo que ainda há no Brasil grandes juristas que são defensores dos valores conservadores.

Rodrigues teceu várias críticas à elite do Poder Judiciário, como a manutenção da prisão de pessoas, por vários meses, sem que o advogado tenha acesso ao processo, o que segundo ele, tem acontecido de forma ostensiva no Brasil.

O deputado ainda ressaltou que o que diferencia o bom e o mau advogado não é o nível de conhecimento dos códigos e leis, mas, sim, a capacidade de analisar as questões judicias, não apenas pela ótica jurídica, mas pela ótica humana. "Os advogados que não entendem isso, são os que, mais tarde, se tornam autoritários."

Em busca do conhecimento

Em seguida a secretária-adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra Castro, fez uso da palavra. Ela lembrou da importância e da força da instituição. E falou que apesar dos problemas enfrentados pela advocacia, a noite era de festa. "O conhecimento faz parte daquilo que nós somos, daquilo que a nossa profissão representa. O advogado nasce lendo, amanhece lendo, dorme lendo, porque nós estamos sempre atrás de conhecimento. Conhecimento para promoção da justiça, conhecimento para promoção da igualdade. Por isso, parabéns a todos os colegas e a todas as colegas que estão aqui."

O presidente da Casag também discursou na homenagem. Jacó Carlos Coelho abordou as arbitrariedades cometidas, inclusive contra os próprios profissionais, lembrando a agressão a um advogado cometida dentro do recinto prisional, há poucos dias e, ainda, um outro caso ocorrido há tempos, em que um advogado foi agredido por policiais militares.

Para Coelho, o profissional não pode abaixar a cabeça, em hipótese nenhuma. "O cidadão confia em cada um de vocês, porque nós vamos defendê-lo. No escritório eu sempre lembro que nós defendemos nosso cliente contra tudo e contra todos. Esse é o nosso papel e nós não podemos esquecer nunca."

Na sequência o presidente da OAB de Aparecida, Sebastião Justo Neto, subiu à tribuna e enumerou as dificuldades enfrentadas pelos colegas. E pediu uma salva de palmas a todos os homenageados. "Essa salva de palmas representa o respeito por vocês, pelo companheirismo, pelo trabalho desenvolvido, não somente na subseção de Aparecida, mas no Estado todo. Muito obrigado a todos que estão aqui e parabéns também aos familiares, que acompanham o trabalho da advocacia”, ressaltou Neto.

A cerimônia foi encerrada após a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo a diversos representantes da categoria.

Agência Assembleia de Notícias