Ícone alego digital Ícone alego digital

Amauri Ribeiro propõe projeto para facilitar trânsito de aves no Estado

04 de Setembro de 2023 às 10:55

Proposto pelo deputado Amauri Ribeiro (UB), o projeto de lei no 1618/23, recentemente encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, institui em Goiás o "Passaporte dos Passeriformes". A matéria aguarda a conclusão do relatório, na CCJ, por parte do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).

Passeriforme é uma ordem de aves de pequeno ou médio tamanho, na sua maior parte canoras, e o passaporte em questão permitiria o trânsito delas no Estado, sendo emitido para participação em evento de natureza cultural ou desportiva, lazer e torneios.

Dispõe o projeto que “todas as informações constantes no Passaporte dos Passeriformes serão prestadas por médico veterinário habilitado cadastrado perante a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)”.  

Regularmente expedido e com o laudo de inspeção sanitária válidos, o documento equivaleria “à Guia de Transporte de Animal (GTA), que substitui qualquer outro documento para fins de trânsito e regularidade fiscal da ave, sem prejuízo das demais exigências legais”.

Prevê-se também que o passaporte só poderá ser emitido para aves da ordem passeriforme procedentes de estabelecimentos ou proprietários autorizados pelo SisPass-Ibama (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros) e que cumpram a legislação sanitária vigente.

As informações constantes no documento devem ser atualizadas, “sob pena de aplicação de penalidades administrativas, tipificadas na legislação estadual de defesa sanitária avícola”. A proposta é que o passaporte seja válido por um ano.

Ficam previstas ainda diversas outras especificações, que podem ser conhecidas na íntegra do projeto.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.