Campanha de abandono contra idosos segue para sanção ou veto do Executivo estadual
Segue para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (UB), após aprovação, em segunda votação, na sessão ordinária, desta terça-feira, 22, em Plenário, matéria que institui campanha contra o abandono de idosos no âmbito do Estado de Goiás.
O projeto é de Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e tramita na Assembleia goiana com o no 406/23. Caso sancionado, instituirá a Campanha Idosos Órfãos de Filhos Vivos, visando orientar e conscientizar a população sobre os cuidados com essa parcela da população e as consequências de seu abandono afetivo e financeiro por parte de seus familiares.
A campanha ocorreria todos os meses de outubro, podendo o Poder Executivo promover eventos, palestras e ações para a conscientização almejada.
Especificamente, o projeto define, como abandono afetivo, “qualquer omissão de cuidado emocional à pessoa idosa, por parte de filho ou responsável legal, em suprir suas necessidades afetivas, tais como ausência de visitas periódicas e não comparecimento em datas comemorativas da vida do idoso”.
Neto ressalta que a Constituição Federal, no art. 230, discorre que “a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.
É preciso, sublinha, ir além do que está disposto constitucionalmente para “conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar as relações familiares e o bem que elas proporcionam, principalmente, aos idosos”.