Ícone alego digital Ícone alego digital

Investigações prioritárias em casos envolvendo idosos recebem primeira anuência do Plenário

22 de Agosto de 2023 às 16:44

Avançou para a segunda fase de discussão e votação, após a primeira anuência do Plenário, nesta terça-feira, 22, projeto de lei do deputado Ricardo Quirino (Republicanos) que garante a tramitação prioritária a investigações e processos de apuração e responsabilização de crimes contra a pessoa idosa.

Ricardo Quirino preside, na Assembleia goiana, a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa. O projeto em questão é o de no 449/23 e já havia passado pela aprovação do colegiado.

Prevê a matéria que “os procedimentos investigatórios instaurados devem ser identificados através de capa nos autos, ou ainda sinalização eletrônica em relação aos feitos que tramitam de forma digital e que faça referência aos termos 'Prioridade – pessoa idosa'”.

Durante o ano de 2022, a violência contra a pessoa idosa em Goiás aumentou em 9,1%, resultando em 1.162 casos de pessoas idosas vítimas de violência, com uma média de três agressões por dia e 96 ocorrências por mês”, escreve Quirino na justificativa da proposição. “Apesar de alguns tipos de violência, como maus-tratos e abandono de incapaz, terem apresentado redução, crimes como lesão corporal e estupro tiveram aumento significativo”, prossegue o parlamentar. “Para combater esses crimes, é necessária uma resposta mais rápida e eficaz na apuração e processamento dos casos”.

É preciso agora que a proposição receba uma segunda aprovação dos deputados reunidos em Plenário para que então possa ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.