Ícone alego digital Ícone alego digital

Semana do Cerrado pode ser inserida no Calendário Escolar de Goiás

31 de Agosto de 2023 às 11:55

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei que pretende incluir a Semana do Cerrado como tema de estudo dentro do calendário escolar do Estado de Goiás, a partir do dia 11 de setembro, mesma data que celebra o Dia Nacional do Cerrado. A matéria de nº 1634/23, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), irá contribuir na formação educacional dos jovens a consciência socioambiental, em prol da conservação do bioma. 

Conhecido como a savana brasileira, o Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, respectivamente, abrangendo cerca de 22% do território nacional. Possui diferentes biodiversidades com característica predominante de árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O Cerrado alimenta três das maiores bacias hidrográficas do continente sul-americano e contribui com 43% da água de superfície do Brasil fora da Amazônia. 

Igual importância tem no aspecto social, pois contempla 126 terras indígenas, 44 territórios quilombolas e incontáveis comunidades espalhadas pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e outras porções. 

Nas últimas cinco décadas o Cerrado perdeu cerca de 46% da cobertura vegetal nativa, principalmente por causa da expansão da agropecuária, onde a taxa média anual de desmatamento foi proporcionalmente 78% maior do que no bioma Amazônico, causando perda da biodiversidade, diminuição da precipitação e aumento da temperatura. 

A educação ambiental, através da rede escolar, tem importante papel para a formação de cidadãos conectados com a preservação do meio ambiente, ao estimular os jovens para a valorização das riquezas naturais do nosso Estado, por meio de atividades socioambientais, educativas, esportivas, culturais e integrativas. 

A Semana do Cerrado propõe a mobilização de todas as escolas de Goiás para a difusão das diretrizes e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a fim de promover a conscientização e formação de jovens proativos pela preservação do Cerrado de forma participativa e interdisciplinar, dentro do ambiente educacional. 

O projeto de lei foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e distribuído ao relator Antônio Gomide (PT).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.