Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente assina PEC para garantir prerrogativas do Poder Judiciário

31 de Agosto de 2023 às 09:36

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), propõe alterar a Carta Magna estadual através de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera seu artigo 46, com o objetivo de evitar a inconstitucionalidade de malferir a liberdade que o Poder Judiciário tem de definir sua própria organização. A PEC, protocolada com o nº 1705/23, vai passar pela deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e do Plenário da Casa de Leis. 

Segundo a alteração pleiteada pelo chefe do Poder Legislativo, a alínea p, do inciso VIII, do artigo 46, da Constituição Estadual, passa a ter a seguinte redação: “o pedido de medida cautelar para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, quando o investigado ou o processado for autoridade cujos atos estejam sujeitos diretamente à sua jurisdição".

O arrazoado na proposta de Bruno Peixoto consigna, ainda: "Em última análise, a Emenda tem o condão de preservar o princípio da separação de Poderes. A redação proposta reforça o disposto no parágrafo único do artigo 46, da Carta Magna, sem implicar vulneração de qualquer cláusula pétrea”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.