Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral pleiteia transporte gratuito para desempregados

05 de Setembro de 2023 às 08:51

O deputado Karlos Cabral (PSB) protocolou na Casa o projeto n. 1687/23, no qual propõe transporte coletivo público gratuito para pessoas desempregadas de forma a ajudá-las a se realocarem no mercado de trabalho, beneficiando-as com a redução dos custos com locomoção. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde será distribuída para relatoria.

De acordo com Cabral, o objetivo é beneficiar principalmente a população mais carente, já que essas pessoas não têm condições de pagar pela passagem e ficam sem ter como participar de entrevistas e processos seletivos. "Muitos que vivem em regiões periféricas e de difícil acesso também podem se beneficiar deste programa, visto que a distância não vai mais ser um obstáculo”, afirma o deputado em suas justificativas.

O texto traz informação divulgada no portal do Governo do Estado de Goiás, segundo a qual a taxa de desemprego em nosso Estado chegou a 7,1% em 2022, o que representa aproximadamente 260 mil goianos desocupados.

O parlamentar explica que o benefício a ser concedido contempla cada usuário com 28 viagens gratuitas por mês, ou seja, duas por dia sem considerar os fins de semana. O valor será creditado mensalmente e não é acumulativo, ou seja, se o usuário não consumir todas as viagens em um mês, no mês seguinte o valor a ser creditado será apenas o que faltar para completar as 28 viagens.

“Vale ressaltar que na cidade de São Paulo tramita projeto de lei apresentado pela vereadora Juliana Cardoso (PT) com o mesmo teor, visando flexibilizar o acesso ao transporte público por pessoas que estão buscando por emprego”, anota Cabral.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.