Assembleia promoveu, nesta terça-feira, curso sobre Políticas Públicas Ambientais

29 de Agosto de 2023 às 17:58
Crédito: Denise Xavier
Abertura do curso sobre Políticas Públicas Ambientais no Âmbito Municipal

Numa parceria da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás com o Programa Virada Ambiental e a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foi realizado, nesta terça-feira, 29, o curso sobre Políticas Públicas Ambientais no Âmbito Municipal. A abertura do evento ocorreu pela manhã.

Ao abrir o evento, a deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ressaltou a importância de as prefeituras prepararem os seus gestores e incentivar o desenvolvimento da política pública. “É necessário fortalecer os cuidados com o nosso Estado, que é tão rico ecologicamente, porém carece de proteção ambiental. Creio que, através desse curso, poderemos colocar mais próximas a qualificação, a fiscalização e a transmissão de conhecimento aos municípios goianos."

Além da parlamentar, compuseram a mesa de trabalhos nesta manhã: a técnica em Meio Ambiente, Lorrane Edmundo Gomes, representante da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa (Emater); a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Camila Roncato, representando a Saneago; a técnica de Meio Ambiente, Priscila Inácio, representando a Federação Goiana de Municípios (FGM); a gerente de Economia Sustentável, Rúbia Santos, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); e Guilherme Barreto Mota, representante da Associação Goiana de Municípios (AGM).

Capacitação

O primeiro módulo do curso foi ministrado pelo professor da Escola de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e idealizador do Programa Virada Ambiental, Emiliano Lôbo de Godoi, com o objetivo de capacitar gestores municipais para a aplicação de ações e projetos de proteção do meio ambiente por todo o Estado. Além de aulas expositivas, serão organizadas discussões com grupos temáticos, para a troca de ideias nos variados assuntos do tema.

A Virada Ambiental é um programa de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da UFG, dentro do Programa UFG Sustentável, e conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Além disso, carrega o desafio da conservação do Cerrado e do aumento da qualidade ambiental em Goiás. Segunda maior região biogeográfica da América do Sul e formação savânica mais biodiversa do mundo, o Cerrado ocupa cerca de 25% do território brasileiro e tem causado preocupação com o desmatamento que vem sofrendo.

Aula prática

Dando prosseguimento às atividades do curso, no período vespertino, os servidores públicos municipais debaterem e colocarem em prática o que foi absorvido durante o curso, com os grupos selecionados e os temas que o professor Emiliano Godoi preparou, como "ICMS ecológico", "Lei de Proteção das Mananciais", "Lei Goyazes", "Lava Jato", "Certificação Ambiental" e "Efluentes".

Os grupos foram divididos em A, B, C e D, com intuito de compartilhar informações e defenderem seus temas entre si e com seus colegas.

Godoi mencionou que “cada servidor presente, representando seu município, é essencial para desenvolvermos leis e ajudar a favorecer e preservar o meio ambiente e nosso Cerrado goiano, e consequentemente sermos também um grande exemplo para outros estados”.

Ao finalizar, Emiliano parabenizou a grande rede de conhecimento que os servidores compartilharam durante a palestra, e agradeceu a deputada Rosângela Rezende pela sua iniciativa em promover o Virada Ambiental.

Agência Assembleia de Notícias