Ícone alego digital Ícone alego digital

Uso excessivo de telas e impacto na saúde é o tema abordado no Programa Semeando Saúde veiculado pela TV Alego

01 de Setembro de 2023 às 16:05
Crédito: Will Rosa
Uso excessivo de telas e impacto na saúde é o tema abordado no Programa Semeando Saúde veiculado pela TV Alego
Programa Semeando Saúde

O Programa Semeando Saúde, veiculado pela TV Alego, recebeu, nesta semana, o oftalmologista Humberto Ramos Carneiro. Em conversa com o apresentador, deputado Dr. George Morais (PDT), o oftalmologista esclareceu dúvidas sobre o uso excessivo de telas e impacto na saúde. “Em termos de gravidade para saúde, dependendo do tipo de tela, vai uma ter um efeito nocivo diferente, para cada pessoa e faixa etária”, explica o médico.

O oftalmologista explicou que um dos danos causado pelo uso excessivo de tela é o aparecimento da miopia. “Hoje sabemos que aumentaram muito os casos de miopia no mundo. A disfunção tem um fator genético, mas hoje tem também o fator ambiental devido à alta exposição à luz azul das telas”, afirmou.

Outros danos frequentes, segundo o médico, são as mudanças no sono causadas pelas alterações dos hormônios indutores, a obesidade, o aumento da ansiedade e o principal: o convívio social. “O convívio social está cada dia mais difícil, porque as pessoas se isolam e não se relacionam mais umas com outras para ficarem ligadas em suas telas”, disse.

Com o foco na criança e adolescente, Humberto aconselhou que, antes dos dois anos, o ideal seria que os bebês não tivessem nenhum contato com telas. Dos dois anos até os cinco anos, segundo ele, existem duas alternativas: vinte minutos por dia ou até uma hora por dia, com intervalos de 20 em 20 minutos. ”Muitas vezes, os pais pensam na comodidade do uso da tela, para terem tranquilidade de exercerem suas tarefas, e não medem as consequências”, esclareceu.

O oftalmologista também faz uma avaliação social do uso das telas e afirma que muitas pessoas estão viciadas, não conseguem mais ficar sem o celular, sem internet, sem computador e que essa dependência, avalia ele, requer tratamento psicológico, não oftalmológico. “As telas podem ser muito úteis nas nossas vidas, mas temos que usá-las com moderação e não permitindo que prejudique a nossa saúde”, concluiu.

O programa será exibido, pela TV Alego, a partir deste sábado, 2 de setembro. A programação da TV Alego pode ser conferida nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.