Cairo Salim relata visita à SGPA e quer ações de fomento ao pecuarista em Goiás
Último a se pronunciar no momento do Pequeno Expediente, desta terça-feira, 29, o deputado Cairo Salim (PSD) utilizou a tribuna da Alego para relatar uma visita recente à Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).
O parlamentar mencionou o cenário de dificuldades para o produtor de gado de corte em Goiás. Dentre os enfrentamentos, ele citou o atual preço da arroba do boi gordo e o cenário mundial para o segmento que, na visão do parlamentar, atrapalham a subsistência e a lucratividade dessa importante atividade no Estado.
“Sabemos que o Estado de Goiás é o segundo maior rebanho bovino do País, responsável também por boa parte das nossas exportações, e nós precisamos, enquanto Poder Legislativo estadual, dar as mãos aos proprietários rurais”, defendeu Cairo Salim.
Ainda sobre a reunião na SGPA, o deputado comentou sobre o consenso entre produtores rurais e frigoríficos em relação ao fomento a pequenos e médios frigoríficos no Estado. A ação, de acordo com o parlamentar, é importante tanto na balança comercial quanto em relação a questões sanitárias. De acordo com o deputado, essas medidas são essenciais para a exportação, afirmando, inclusive, que são utilizadas muitas vezes de forma protecionista por parte de importadores da carne brasileira.
Por fim, o deputado relatou a solicitação de um documento, junto às entidades na SGPA, para a definição de competências das esferas públicas a fim de agir de forma estratégica no fomento à atividade. “Precisamos exportar nosso produto para que a gente tenha um bom preço e competitividade internacional. Precisamos ajudar para que esses criadores de gado possam passar por esses momentos difíceis com o mínimo de dano possível”, concluiu.