Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovada matéria que defende teste vocacional a alunos do 3º ano do ensino médio na rede estadual

31 de Agosto de 2023 às 16:36

Foi aprovado, em segunda fase de votação, na sessão ordinária, desta quinta-feira, 31, o projeto nº 6910/21, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), que propõe a obrigatoriedade para as escolas estaduais realizarem testes vocacionais nos estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. A proposta foi recebida pela Diretoria Parlamentar, onde foi apensada ao processo nº 1324/20, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). 

De acordo com a matéria, os testes serão gratuitos e obrigatórios. Peixoto sinaliza que existe uma falta de direcionamento e instrumentos que ajudem a esclarecer a respeito das diversas opções de escolha para seguir rumo ao futuro universitário e preparar e orientar o aluno para vida profissional, considerando as individualidades, aptidões, potencialidades, e outros aspectos psicopedagógicos relevantes.

‘‘Esse é um dever básico da escola, sendo a principal formadora para a cidadania. A orientação vocacional dará uma maior segurança e discernimento para escolhas assertivas. O teste vocacional permite que a pessoa que o realiza aprofunde os conhecimentos que tem sobre si mesma, perceba com mais clareza a adequação de certas possibilidades de carreira à sua personalidade e pense melhor sobre as suas expectativas profissionais", afirma. 

O parlamentar diz ainda que o teste tem potencial para indicar carreiras que o estudante já esperava, mostrar profissões nas quais o aluno ainda não havia pensado que poderia gostar, ampliar o seu leque de opções, ou mesmo surpreender o futuro universitário com alternativas que ele sequer sabia que existiam.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.