Vivian Naves propõe comenda com nome de Dona Iris para homenagear o voluntariado
A deputada Vivian Naves (PP), com o projeto de lei de n°1767/23, pretende instituir a Comenda do Voluntariado Iris de Araújo, destinada a homenagear pessoas físicas que desenvolvem ou desenvolveram algum tipo de trabalho voluntário em instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de apoio a pessoas carentes ou em situação de risco social, e trabalho voluntário feito de forma individual a favor dos mais necessitados.
Segundo a matéria, fica instituído que os serviços voluntários poderão ser prestados em creches, hospitais, asilos casas de apoio e amparo e outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos constituídas com a finalidade de ajudar o próximo e ainda em quaisquer locais onde existam pessoas em risco social.
A comenda será entregue aos agraciados em 28 de agosto de cada ano, data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado (DNV), em sessão solene a ser realizada na sede do Poder Legislativo de Goiás, A honraria será representada, preferencialmente, por uma medalha em formato circular, em metal zamac na cor dourada.
A parlamentar ressalta que a história de Dona Iris, como era chamada, se confunde com a ajuda aos menos favorecidos. Como primeira-dama do Estado, nos dois governos de Iris Rezende, a ex-primeira-dama de Goiânia idealizou vários projetos visando construir uma sociedade mais justa e fraterna. Grandes campanhas de distribuição de cobertores, de distribuição de alimentos e construção de casas próprias foram encampadas pela política, que morreu no dia 21 de fevereiro deste ano.
“Nada mais justo do que reconhecer o trabalho da ex-senadora, ex-deputada federal por dois mandatos e ex-primeira-dama de Goiás e de Goiânia, Iris de Araújo”, registra Vivian Naves na justificativa ao seu projeto.
A proposição foi publicada pela Diretoria Parlamentar e será encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).