Ícone alego digital Ícone alego digital

André do Premium propõe instalação de câmeras e sistemas de videomonitoramento nos estádios

19 de Setembro de 2023 às 09:07

O deputado André do Premium (Avante) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei nº 1797/23, com o qual requer a instalação de câmeras e sistemas de videomonitoramento nos estádios de futebol e outros locais de competição esportiva em Goiás, a fim de identificar ações criminosas e contribuir para a punição dos autores. A matéria foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para a designação de relatoria. 

De acordo com a justificativa do parlamentar, o objetivo da proposta é aperfeiçoar o sistema da Justiça Desportiva pela identificação dos agentes com a implantação de câmeras de reconhecimento facial. Além de identificar os suspeitos ou torcedores no ato de possíveis crimes, também inibirá uma futura ação criminosa, facilitará a localização de pessoas desaparecidas e eventuais criminosos foragidos. 

Vale lembrar que esse projeto foi proposto com a previsão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em agosto de 2018, e que entrou em vigor em agosto de 2020, a qual estabelece regras sobre a proteção da privacidade do cidadão, desde a coleta, armazenamento, compartilhamento e descarte dos dados.

Em justificativa ao projeto, Premium argumenta que os crimes de vandalismo e racismo nos estádios de futebol têm se tornado comuns no Brasil e no mundo. Caso recente aconteceu com o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, na liga espanhola, ao ser insultado com palavras e gestos racistas por torcedores. Nos últimos 40 anos, outros jogadores da La Liga, como Ronaldinho “Fenômeno”, Daniel Alves e Samuel Eto'o, também foram alvos de discriminação. 

No Brasil, os casos de preconceito racial vêm sendo catalogados pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, desde 2014, e mostram que a punição esportiva está muito aquém do esperado. Segundo relatório anual de 2021 e 2022, em sete anos foram identificadas 265 ocorrências no esporte, sendo 190 nos estádios. Desses, apenas 49 foram julgados, sendo 19 absolvidos. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.