Duas propostas de estadualizar estradas municipais recebem aprovação final do Legislativo
Caberá ao Poder Executivo, após dupla aprovação em Plenário, na Assembleia Legislativa, sancionar ou vetar duas matérias que preveem a estadualização de dois trechos rodoviários, hoje administrados por poderes municipais.
Os projetos de lei são do deputado Bruno Peixoto (UB), propondo estadualizar trecho do distrito de Natinópolis, no município de Santa Isabel, dando acesso às GO-230 e GO-338 (processo no 5848/21); e de Talles Barreto (UB), propondo estadualizar trecho que liga Amaralina a Bonópolis (processo no 7780/21).
A localização dos dois trechos, que podem passar a ser administrados pelo Governo estadual, pode ser vista em mapa nesta matéria que lista outros projetos com o mesmo teor.
Peixoto explica que estadualizar o trecho que propõe se justifica porque “facilitará o acesso das pessoas e o escoamento dos produtos agrícolas e agropecuários do município”.
Barreto, por sua vez, justifica seu projeto, afirmando que “a estrada em questão dá acesso a importantes assentamentos da região, como os assentamentos Água Fria e Plínio de Arruda Sampaio, e também interliga outros municípios”. Por isso, acrescenta, o fluxo de veículos é intenso nessa região, “demandando que a estrada tenha melhores condições de tráfego”.
Sua proposta abrange um trecho de cerca de 40 quilômetros de uma estrada vicinal “a partir da bifurcação da GO-239, situada na Fazenda André, no município de Amaralina, até a sede do município de Bonópolis”.