Ícone alego digital Ícone alego digital

José Machado propõe Dia da Conscientização e Enfrentamento à Doença de Chagas

29 de Setembro de 2023 às 09:00

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei nº 1812/23, de autoria do deputado José Machado (PSDB), que pretende instituir no Estado o “Dia da Conscientização e Enfrentamento à Doença de Chagas”, a ser comemorado anualmente no dia 14 de abril. A proposta tem com objetivo promover a conscientização, a educação e a sensibilização da população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da enfermidade.

Na data, serão realizadas ações de promoção, divulgação e eventos, como palestras com especialistas na área, campanhas educativas, seminários e atividades relacionadas com a doença para mobilizar instituições e entidades para o diagnóstico precoce, além de estabelecer medidas de prevenção e controle do vetor transmissor para um tratamento adequado, acompanhamento médico das pessoas afetadas e estimular pesquisas científicas para produção de conhecimento no campo da doença de Chagas.

O movimento visa intensificar, anualmente, parcerias alusivas à conscientização e enfrentamento da doença com organizações não governamentais, instituições de ensino, entidades médicas e demais agentes envolvidos na área da saúde. Para o deputado, que também é médico, esse projeto ultrapassa ideologias políticas, pois é uma ação coletiva, voltada a toda comunidade. Ele ressalta que a doença é um sério problema de saúde pública que afeta diversas regiões do país, inclusive Goiás, causando sofrimento humano e impactos significativos nas comunidades e, por meio do projeto apresentado, espera contribuir com a saúde e qualidade de vida da população.

A propositura aguarda distribuição à relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.