Meio século de existência da Renovação Carismática Católica recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Por proposta da deputada Vivian Naves (PP), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou líderes e participantes do movimento Renovação Carismática Católica (RCC), em sessão solene no Plenário Iris Rezende, na noite dessa terça-feira, 26, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo. Neste ano, o movimento completa seu cinquentenário em Goiás.
Além da propositora da homenagem, que presidiu os trabalhos, compuseram a mesa: a deputada Dra. Zeli (UB); o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego), ex-deputado e ex-presidente do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica (RCC), Francisco Júnior; o bispo da diocese de Ipameri, dom José Francisco Rodrigues do Rego; o presidente do Movimento Eclesial da Renovação Carismática de Goiás, Klaus Newman da Luz; e os ex-presidentes do Movimento Eclesial da Renovação Carismática em Goiás, Taciano Ferreira Barbosa, Ziad José Esper e Rui Carlos e Silva.
Vivian Naves abriu a solenidade afirmando que é uma honra para o Parlamento goiano homenagear os homens e mulheres do movimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. A parlamentar sublinhou que a Assembleia Legislativa reconhece, publicamente, a importância de um trabalho que tem na sua essência o ato de servir.
A legisladora manifestou seu respeito e admiração pelos que atuam em benefício da sociedade. “Em nome de todos os goianos, a Assembleia Legislativa confirma a importante atuação da RCC em Goiás, que em obediência aos mandamentos de Deus, tem servido ao próximo, doando tempo nos ensinamentos bíblicos e, ainda desenvolvendo ações de grande relevância social.”
Ela lembrou que o movimento, em Goiás, nasceu na cidade de Anápolis, na Santa Casa de Misericórdia, sob a coordenação do Frei João Batista Vogel. E ressaltou que espera que a homenagem sirva de reflexão, que transforme em paz e amor ao próximo toda atitude contrária aos ensinamos cristãos. “Desejo ainda que as ações da Renovação Carismática continuem contando com pessoas do bem, movidas pela vontade de contribuir com a Igreja Católica e com seus fiéis. Em nome da Assembleia Legislativa parabenizo a Renovação Carismática pelos seus 50 anos, alicerçando a fé e a solidariedade.”
Em seguida, houve apresentação musical do cantor Luiz Rodrigues Filho, que executou duas músicas religiosas.
Na sequência, a deputada Dra. Zeli fez breve pronunciamento e disse que os homenageados merecem muito mais que esse reconhecimento, já que doam o seu bem mais precioso, que é o tempo de cada um. “Vocês têm noção de quantas pessoas vocês curaram, salvaram, fortaleceram? Então, nesse momento eu desejo a cada um de vocês que continue nessa missão de Deus, continue firme. Que Deus dê proteção e vida longa para cada um que está aqui.”
Prosperou e deu frutos
O presidente da Codego, Francisco Júnior, falou de seu início no movimento, há 33 anos. E recordou que os primeiros anos da RCC em Goiás foram conturbados. Mas, segundo ele, a RCC prosperou, inclusive dando muitos frutos, despertando muitas vocações. “Hoje eu venho aqui celebrar com vocês não a história da Renovação Carismática, ninguém aqui está celebrando a história da Renovação Carismática. Nós estamos celebrando a nossa história, a história de cada um de nós. Porque cada um aqui foi renovado, cada um aqui foi transformado por essa experiência no Espírito Santo. Nossas famílias, nossas casas, nossas paróquias, nossas igrejas foram renovadas por esse Espírito, que continua renovando.”
O bispo da diocese de Ipameri pontuou que a Renovação Carismática atendeu ao sim do Senhor, fazendo referência à uma passagem bíblica lida por ele. Dom José Francisco Rodrigues do Rego afirmou que o reconhecimento concedido pela Alego é dado aos cristãos e cristãs que tiveram a capacidade de dar o sim a Deus. “Que essa Casa continue sendo, a partir de vocês, que são cristãos e cristãs, que têm valores, um lugar que defende a vida, a família, em todos os sentidos possíveis”.
Em seguida, o presidente do Movimento Eclesial da Renovação Carismática de Goiás, Klaus Newman da Luz, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo, para, em seguida, falar em nome dos homenageados. O líder disse que, nestes 50 anos, muito foi feito. E lembrou que, como afirma o Papa Francisco, também é momento de seguir em frente, com mais força. “É tempo de deixar para trás a poeira do tempo que permitimos acumular, enfrentando o novo com confiança na ação do Espírito Santo.”
Newman lembrou que o movimento tem mais de 600 grupos de oração em Goiás, além das muitas comunidades, fraternidades, missões e institutos, estando presente em mais de 150 municípios goianos. Mas, segundo ele, ainda há muito o que ser feito. “Somos privilegiados pois podemos viver esse tempo, mas também somos os pioneiros dos próximos 50 anos. Nós temos que arregaçar as nossas mangas, ir em frente a anunciar Cristo àqueles que ainda não o conhecem. E poder rezar sobre eles, falando ‘vem, Espírito Santo’, como outros homens fizeram por vocês e vocês fizeram por tantos outros.”
Após o discurso do presidente regional da RCC, os outros homenageados da noite receberam o Certificado do Mérito Legislativo. Em seguida, a sessão foi encerrada.
A Renovação Carismática
A RCC surgiu na Igreja Católica dos Estados Unidos, em meados da década de 1960, com a intenção de incorporar ao catolicismo alguns elementos oriundos do pentecostalismo, com orações em línguas, liturgias animadas e muito louvor.
Em Goiás, o Movimento teve início na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, no ano de 1973, quando um frei franciscano, a partir de experiências que havia tido no mesmo ano, resolveu começar a reunir algumas irmãs e funcionárias do hospital para orações espontâneas, especialmente de louvor. Ali começava o primeiro grupo de oração da RCC em solo goiano, dirigido por Frei João Batista Vogel, denominado Grupo Mãe.