Respeito ao Parlamento

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Bruno Peixoto (UB) solicitou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 11, apurações sobre o desentendimento entre os deputados Amauri Ribeiro (UB) e Mauro Rubem (PT), ocorrido na sessão do dia anterior.
“Essa Presidência agirá com veemência para manter a ordem. Não podemos aceitar que deputados e deputadas utilizem a tribuna para agredir seus pares, seja com palavras ou fisicamente. Nós vamos agir com todo vigor, conforme o Código de Ética”, ponderou Bruno.
O parlamentar informou que encaminhará a solicitação ao vice-presidente corregedor, deputado Cairo Salim (PSD), para apuração do caso. O corregedor vai realizar o exame preliminar de admissão do requerimento de representação contra os deputados por conduta incompatível ou atentatória ao decoro parlamentar.
Caso sejam identificadas irregularidades no descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar, as apurações serão encaminhadas ao Conselho de Ética da Casa. Nesse caso, é instalado procedimento disciplinar.
A situação
Na sessão ordinária da última terça-feira, 10, o deputado Amauri Ribeiro precisou ser contido, após o deputado Mauro Rubem sugerir que, ele não gostaria de ser chamado de “tchutchuca” e ter atacado a sua filha. Mauro, da tribuna, discursou dizendo que: “Esse é o seu palco, você que não dá conta de sustentar o debate aqui, quer chamar para a porrada, acha que todo mundo aqui é a filha dele que pode apanhar, nem a filha dele deveria apanhar”.