A "Carreta da Saúde" deve realizar cerca de três mil exames nos próximos dez dias de atendimento na Assembleia Legislativa
No segundo dia de atendimento do projeto Carreta da Saúde, só no período da manhã, já foram atendidas mais de 60 pessoas. A maior procura foi para o exame de ultrassonografia. Já para os homens, por volta de 90% da procura foi pela tomografia. A partir das 7h, toda equipa começa a atender até às 11h30. Após a pausa do almoço, o serviço volta a funcionar das 13h às 17h.
A Carreta da Saúde é um projeto de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, lançado ontem, 16, e visa oferecer uma série de exames preventivos gratuitos a servidores e a toda comunidade.
Estão sendo feitos diversos exames, como tomografias, mamografias, citopatologias e ultrassonografias. A carreta permanecerá no estacionamento da Alego até dia 27 de outubro. A expectativa da Diretoria da Saúde é que seja a maior edição do evento na história da instituição, com a realização de cerca de três mil exames durante os 10 dias de atendimento.
Os atendimentos diários estão sendo realizados por ordem de chegada. Após a entrada do pedido na Diretoria da Saúde, com a apresentação de documento pessoal e cartão SUS, além de prescrição médica, o solicitante é encaminhado às instalações da Carreta da Saúde para o procedimento. Quem não tiver a prescrição pode se consultar com um médico da própria Assembleia para verificar a necessidade do procedimento.
Após a realização do exame, o usuário residente em Goiânia deve aguardar um prazo de 72 horas para buscar o resultado na Diretoria da Saúde, na Alego. O mesmo vale para quem mora no interior, mas deverá se dirigir a uma unidade de saúde do seu município, normalmente a Secretaria da Saúde. A exceção no prazo é para os exames de citopatologia, que rastreiam a doença Papanicolau, mais conhecida como HPV, que estarão disponíveis após 10 dias.
A costureira Alverina dos Santos Rodrigues, 70, moradora de Aparecida de Goiânia, realizou o exame de mamografia. Ela disse que é a terceira vez que faz o exame, a título de prevenção. Elogiou o atendimento e a presteza dos funcionários. Já o lavrador Wender Gomes Balbino, 45, morador de Carmo do Rio Verde, tomou conhecimento através do seu médico, no SUS. Com o objetivo preventivo, fez o exame de ultrassonografia do abdome total.
São aproximadamente 50 servidores envolvidos no projeto, afirma o Secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Eduardo Bernardes. Ele explica que a Carreta da Saúde é uma importante medida preventiva na identificação de possíveis patologias de risco. “Para o nosso presidente, saúde é prioridade. Ele quer que os servidores estejam bem física e psicologicamente”, pontua Bernardes.
A carreta conta com a infraestrutura de uma policlínica, de alta resolutividade em diagnósticos e orientação terapêutica para diversas especialidades, com o objetivo de levar atendimento à população onde seja necessário.
Serviço
Evento: Carreta da Saúde
Data: de 16 a 27 de outubro, das 7h às 11h30 e 13h às 17h
Local: estacionamento da Alego, na Av. Emival Bueno, Quadra G, Lote 01, Park Lozandes, Goiânia (GO)
Informações: 62 3221-3163 (Diretoria da Saúde)