Amauri Ribeiro pede, em Plenário, medidas para conter crise na produção do leite
Na tarde desta terça-feira, 17, durante a sessão ordinária da Assembleia Legisaltiva de Goiás (Alego), o deputado Amauri Ribeiro (UB) abordou as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite brasileiros. Na tribuna, o parlamentar afirmou que o setor passa por crise, causada, em sua visão, pelo alto custo da produção e baixo preço de venda dos laticínios.
A instabilidade do cenário, de acordo com Amauri Ribeiro, também se deve pela importação de leite de outros países, elevando os preços do mercado. “Abriram a porteira do leite importado, de um leite de péssima qualidade”, apontou. Segundo o deputado, os produtos que vêm de outros países não passam pelo mesmo critério de qualidade exigido dos produtores brasileiros e recebem incentivos de seus governos que não existem no Brasil. "A soma dessas variáveis resulta em uma competição desleal", resumiu Amauri.
O parlamentar teceu críticas à importação por parte de grandes laticínios, responsáveis pela maior parte da entrada do produto estrangeiro. “Os grandes laticínios deveriam defender quem fornece a eles matéria-prima, mas não estão preocupados”, criticou.
Por fim, Ribeiro fez referência a propostas legislativas de sua autoria para coibir a importação do leite em Goiás. A medida pretende retirar os incentivos fiscais de empresas que importarem o produto. “É a forma que nós temos de coibir, ou então os poucos produtores de leite que restam irão à falência”, encerrou.