Ícone alego digital Ícone alego digital

Medidas do Executivo avançam em reuniões extras das Comissões Mista e CCJ

17 de Outubro de 2023 às 17:05
Crédito: Hellenn Reis
Medidas do Executivo avançam em reuniões extras das Comissões Mista e CCJ
Comissão Mista híbrida

O Parlamento goiano realizou, na tarde desta terça-feira, dia 17, reuniões extraordinárias das Comissões Mista e de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Ao todo, foram aprovadas, durante os encontros, quatro matérias oriundas da Governadoria do Estado. Vale destacar a medida que facilita o acesso à moradia e impulsiona o setor em Goiás.

Comissão Mista

A Comissão Mista deliberou a respeito de quatro projetos de lei, dos quais três foram aprovados e um teve pedido de vistas por parte da deputada Dra. Zeli (UB). Trata-se da matéria 5114/23, avocada ao deputado Amauri Ribeiro (UB), que visa instituir a condicionante para a fruição dos benefícios fiscais que especifica. A proposta foi relatada pelo deputado Issy Quinan, com parecer favorável.

Recebeu aprovação o projeto nº  4545/23, da Governadoria, que foi relatado favoravelmente por Amilton Filho (MDB). A matéria altera a Lei Estadual n° 21.186/21, que institui, em Goiás, o Programa Pra Ter Onde Morar e autoriza a abertura de crédito especial para a Agência Goiana de Habitação (Agehab). 

A alteração busca, por exemplo, de acordo com a justificativa da matéria, “ampliar os perfis sociais dos beneficiários do programa a grupos vulneráveis antes não especificados, como as crianças e os adolescentes em situação de violência, bem como a família afetada por situação de emergência ou estado de calamidade” e “flexibilizar os requisitos para a contemplação das mulheres em situação de violência doméstica e familiar”.

Também oriunda do Poder Executivo, foi acatada pelo colegiado a proposição de nº 4547/23, relatada por Issy Quinan, com parecer favorável (MDB). Trata-se de autorização de abertura de crédito especial à Controladoria-Geral do Estado (CGE) até o valor de R$ 426.882,01.

Justifica-se a abertura do crédito pela necessidade de “melhorar a classificação orçamentária destinada à elaboração de programas das áreas fins da CGE”, que são: desenvolvimento das novas versões da intranet e do módulo de mapeamento de competências; a implantação do novo Portal da Transparência; o desenvolvimento do novo sistema do projeto Estudantes de Atitude.

E ainda: o desenvolvimento do novo Sistema de Gestão da Ouvidoria-Geral do Estado de Goiás; a implantação do Módulo de Sindicância no Sistema de Controle de Procedimentos Administrativos Correcionais (Sispac); o desenvolvimento e a implantação do Módulo PAD também no Sispac; e a implantação do Sistema de Avaliação dos Contratos de Gestão (Avance). O crédito especial é um tipo de crédito adicional destinado a incluir despesas no orçamento para as quais não haja dotação orçamentária específica, autorizado por lei.

Por fim, foi colocado em apreciação o projeto de lei nº 4549/23, que altera emendas parlamentares impositivas constantes do Anexo V da Lei nº 21.760, de 29 de dezembro de 2022, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2023. Relatada pelo deputado Issy Quinan (MDB), com parecer favorável aprovado pelo colegiado, a matéria visa criar mecanismos para facilitar e agilizar o pagamento das emendas impositivas, em 2024, ficando menos engessadas e impedindo a fragmentação delas.

Constitucionalidade

Já a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), do Parlamento goiano, concedeu sinal verde ao processo de nº 4914/23, da Governadoria, que dispõe sobre o convênio do ICMS n° 99, de 2022.  Seu relator, o deputado Lincoln Tejota (UB), emitiu parecer em favor da matéria, que foi acolhido por unanimidade pelos integrantes do colegiado.

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.