Assembleia recebe gestores da Alepe para conhecerem o Programa de Modernização de Documentos e Arquivos

Com o intuito de promover o intercâmbio de experiências tecnológicas entre os Poderes Legislativos de Goiás e Pernambuco, a Casa de Leis recebeu, nesta quarta-feira, 18, os superintendentes de Tecnologia da Informação, Bráulio Lira, e também de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, Airton Paes. Eles vieram acompanhados dos chefes do departamento da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, Fábio Moreira, e do Setor da Tecnologia da Informação, Cleyton Aguiar. Todos integram os quadros da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).
Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer mais sobre o Programa de Modernização de Documentos e Arquivos da Alego e como foi o processo de transição da digitalização dos documentos e arquivos físicos da Alego. Segundo Paes, superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo da Alepe, o maior desafio é realizar uma transição dentro das normas legais. “Viemos a Goiás para ver como foi a transição, tanto no administrativo quanto no legislativo, que passou do processo físico para a adesão de 100% digital”, disse.
“A Alego teve um papel de relevância nesse cenário, fazendo toda essa mudança com robustez e segurança”, afirmou o chefe do departamento da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Alepe, Fábio Moreira. Segundo ele, a transparência foi um dos pontos que mais chamou atenção. “É importante para o cidadão que consegue acompanhar todas as atividades parlamentares. Interessante sob o ponto de vista político, bem como no controle externo feito pela população”, pontuou.
Já o superintendente de Tecnologia de Informação da Alepe, Bráulio Lira, falou com entusiasmo sobre a visita, principalmente pelo empenho político do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade), para o encontro. “O grande ponto é encontrar as dificuldades e as facilidades, ver os melhores caminhos e trazer para nossa realidade, porque, desde o final dos anos 90, a gente luta com essa ideia de eliminar papel e nunca conseguiu evoluir totalmente”, destacou.
A visita foi guiada pelo diretor-adjunto de Tecnologia da Informação da Alego, Diego Mendes, que, na oportunidade, enfatizou que o presidente do Parlamento goiano, Bruno Peixoto, deixou as portas abertas para que as Casas de Leis do País conheçam de perto esse processo de modernização. Destacou, além disso, que a Assembleia pôde mostrar como tem sido esses procedimentos e a implantação de programas da atual gestão, como o Alego Digital e o Deputados Aqui.