Aprovada, em primeiro turno, a Política Estadual de Valorização do Direito de Defesa do Particular em Processo Administrativo
Proposta de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) visa a instituir a Política Pública Estadual de Valorização do Direito de Defesa do Particular em Processo Administrativo, perante a administração pública no Estado de Goiás. O projeto de lei n° 227/23 foi aprovado, em primeira votação, durante a sessão extraordinária desta quinta-feira, 19, e visa a dar máxima eficiência aos princípios da ampla defesa, devido processo legal e, sobretudo, justiça aos cidadãos mineiros, por meio de garantias e acessibilidade aos advogados que defendem os interesses de seus representados, em Goiás, no âmbito administrativo.
A justificativa do parlamentar é baseada em dois princípios fundamentais: o princípio constitucional da ampla defesa e o princípio da eficiência na gestão pública. Ele lembra que a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 5°, que "a todos é assegurado o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Esse direito é aplicável a qualquer tipo de processo, inclusive aos processos administrativos, com o objetivo de apurar infrações ou irregularidades praticadas por particulares.
Virmondes Cruvinel explica que, na prática, muitas vezes os particulares não têm acesso aos meios e recursos necessários para exercer plenamente o seu direito de defesa em processos administrativos, o que acaba por prejudicar a capacidade de influenciar o resultado desses processos.
O deputado também alega que o projeto garante que os particulares tenham acesso aos meios e recursos necessários para exercer plenamente o seu direito de defesa, assegurando justiça e transparência nos processos administrativos e fortalecendo a confiança da sociedade na gestão pública.