Mauro Rubem discute pautas da pessoa com deficiência e quer ouvir a secretária da Educação
Nas discussões da Ordem do Dia desta quarta-feira, 25, o deputado Mauro Rubem (PT) comentou as dificuldades enfrentadas por usuários da saúde, em Goiás. Ele votou favoravelmente ao projeto de lei nº 402/23, em pauta, e exibiu vídeos para tratar da cidadania das pessoas com deficiência, tema de uma audiência pública ocorrida na manhã de hoje.
Nos vídeos, participantes da audiência relatam, em depoimento, os problemas no atendimento do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), pela falta de profissionais específicos, como fisioterapeutas.
Outro ponto abordado pelo parlamentar, é a ausência dos professores de apoio, aqueles que lidam com estudantes que demandam atendimento educacional especializado, na Rede Estadual de Educação. Mauro Rubem cobrou esclarecimentos por parte da secretária da pasta, Fátima Gavioli. “É um crime, hoje, uma pessoa com deficiência ir para a sala de aula e ficar apenas sendo cuidada, sem o desenvolvimento e a inclusão necessária”, enfatizou o petista.
Por fim, Mauro Rubem citou um requerimento convocando a secretária da Educação a comparecer na Alego para esclarecimentos. Após a fala do petista, Bruno Peixoto (UB), presidente da Casa de Leis, argumentou que Fátima Gavioli pode comparecer à Alego por convite, no intuito de fortalecer o diálogo entre as partes, e, apenas em caso de negativa desse convite, seria necessária uma convocação. “Antes, vamos tentar o diálogo, a Assembleia é a Casa do povo goiano”, encerrou Peixoto.