Ícone alego digital Ícone alego digital

Cidade goiana de Montividiu pode ser reconhecida como a capital dos grãos

16 de Novembro de 2023 às 09:35

O deputado Cristiano Galindo (SD) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 5337/23, conferir ao município de Montividiu o título  de "capital dos grãos”.

Em justificativa, o parlamentar destaca que  o município é  sexto mais rico do agronegócio estadual e ocupa a 57ª posição no âmbito brasileiro, de acordo com pesquisa de 2020 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (SPA/MAPA).

O município ocupa o terceiro lugar no ranking do Estado de Goiás em produção de milho e 33º colocação no Brasil. Já no cenário de produção de soja, possui a quinta posição no Estado e a 42° posição nacional. “Os dados demonstram a importância do agronegócio para Montividiu, uma vez que quase toda sua receita é proveniente de impostos oriundos do agronegócio”, afirma o parlamentar.

Galindo ainda explica que a futura capital dos grãos se encontra na região de melhores terras produtivas do Brasil, sua altitude e seu clima contribuem para o bom desempenho, haja vista que as chuvas tendem a começar mais cedo e terminar mais tarde que as demais regiões, beneficiando assim a produção agrícola local.

Dados da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (Comigo), confirmam que Montividiu tem 165 mil hectares produtivos em uma região de 190 mil hectares. A produção por hectare é a melhor do Brasil.

“Montevidiu merece o título de capital do agronegócio, pois, embora possua uma área pequena, consegue se sobressair na produção frente a vários municípios bem maiores e com capacidade de plantio bem inferiores”, conclui Galindo.

O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano, sob relatoria do deputado Lucas do Vale (MDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.