Por proposta de Antônio Gomide, Alego homenageou estudantes de todo o Estado na noite dessa 5ª-feira, 9

10 de Novembro de 2023 às 07:15
Crédito: Will Rosa
Sessão solene extraordinária em homenagem aos estudantes

Alunos de várias instituições e cidades goianas foram a pauta da sessão extraordinária dessa quinta-feira, 9, no Plenário Iris Rezende Machado. Por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou 65 estudantes com a outorga do Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento à atuação em prol do avanço da educação no país.

Foram escolhidos para a homenagem alunos de todas as regiões do Estado, entre eles, Minaçu, Palmelo, Morrinhos, Itapuranga, São Luiz do Norte, Alvorada do Norte e Nova América, pertencentes à UniEvangélica, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), UniAnhanguera, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), Faculdade Evangélica Raízes e Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama).

Compuseram a mesa diretiva, presidida por Antônio Gomide: a pró-reitora adjunta de graduação da UFG, Eline Carneiro, representando a reitora Angelita Pereira; a chefe de gabinete da UEG, Cristiane Martins Castro, representando o reitor Antônio Cruvinel Borges; a diretora geral do IFG Câmpus Anápolis, Kátia Fernandes; o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Adriel Ferreira; a coordenadora do curso de pedagogia da UEG, Virgínia Maria Pereira de Melo; o representante do grêmio estudantil do IFG Anápolis, Pedro Antônio de Oliveira; o presidente do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas do IF Goiano de Ceres, Vanessa Gonçalves; o representante do Centro Acadêmico VI de Agosto da UFG Pires do rio, Danilo Fernandes; e a diretora do Centro Acadêmico de Engenharia da UFG, Kauani Fernandes.

Lutas

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Gomide fez uso da palavra, lembrando as lutas históricas que os estudantes brasileiros protagonizaram, como a criação da UNE, em 1940, a campanha pelas Diretas Já, na década de 80, e o movimento dos Caras Pintadas, na década seguinte, que resultou na queda do governo de Fernando Collor de Melo.

O parlamentar destacou que a Constituição Federal de 1988 assegura a educação como direito de todos e destina pelo menos 25% do orçamento da União, estados e municípios para o ensino, desde a educação infantil até à universidade. “Nosso país retomou investimentos para a criação de novas universidades, novos campi, novas escolas técnicas e está destinando mais verbas para a educação em todos os níveis. Essa é uma conquista de vocês.”

Gomide pontuou que em Goiás é preciso cuidar especialmente da UEG, por isso foi criada, no Parlmento estadual, a Frente parlamentar em Defesa da Universidade. Segundo ele, essa frente é um instrumento legislativo que une forças com os estudantes, os docentes e a sociedade civil pela valorização da UEG e de todas as universidades públicas do Estado.

Por fim, o parlamentar conclamou os estudantes a continuarem firmes nos seus propósitos e lutas. “A sociedade está se cansando das guerras, do ódio e das fake news. Brilhe nos seus olhos a paz, a vontade de construir uma sociedade mais justa. Obrigado por estarem conosco nessa caminhada por melhorias na educação em Goiás”, concluiu.

Em seguida, os alunos da Fanfarra da Escola Espírita Jeronymo Candinho, da cidade de Palmelo, encantou os presentes, com uma apresentação musical.

Na sequência da sessão solene, outros oradores fizeram uso da palavra, destacando a relevância da educação para o avanço do país e, ainda, a contribuição de Gomide para a melhoria da qualidade da educação no Estado, especialmente no envio de recursos para as instituições de ensino. “Agradeço demais ao deputado pelas parcerias de sempre na educação. O deputado sempre que a gente precisou, esteve lá, parceiro. E agradecer a todos por essa noite linda e dar parabéns a vocês, estudantes. Vocês são o futuro do país”, ressaltou a diretora do IFG de Anápolis, Kátia Fernandes.

Após a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo, Ana Caroline de Abreu Santana falou em nome dos homenageados. A estudante da UEG destacou o apoio de Gomide aos estudantes e ao ensino, como deputado e também como prefeito de Anápolis. “Um político que sempre caminhou lado a lado com os estudantes e demonstrou seu compromisso com a educação. (...) Nós, da UEG, com a Frente Parlamentar, sempre levamos demandas ao deputado e ele sempre nos atendeu.”

Ana Caroline destacou a importância do investimento em instituições públicas de ensino superior como forma de contribuir com o desenvolvimento do Estado, o progresso da sociedade e de garantir o acesso dos jovens a uma educação de qualidade.

Por fim a universitária agradeceu aos colegas pelo compromisso com a educação e a promoção dos direitos dos estudantes.  “Vamos continuar a trabalhar juntos por um futuro brilhante e educado para todos."

Agência Assembleia de Notícias