Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria de Eduardo Prado prevê acesso a mastectomia preventiva pelo SUS

16 de Novembro de 2023 às 12:30

A proposta legislativa 5232/23, de autoria do deputado Eduardo Prado (PL), altera a lei 20.707/20, que trata do exame de detecção de mutação genética em mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário. De acordo com o parlamentar, a política em discussão quer garantir a essas mulheres, independentemente de sua condição financeira, acesso ao exame de mastectomia profilática, permitindo uma intervenção preventiva.

Com a medida, caso detectada a mutação genética por meio do exame, a paciente poderá optar pela realização de mastectomia profilática e de reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, fica assegurado, desde o diagnóstico, o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado da paciente.

Na motivação da matéria, Prado aponta princípios constitucionais relativos à saúde, direito de todos e dever do Estado conforme a Constituição Federal. Ele aponta, ainda, dados divulgados pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), citando que o câncer de mama, em 2020, ultrapassou o câncer de pulmão como o mais diagnosticado no mundo.

O parlamentar lembra, ainda, que a prevenção, associada à identificação precoce, é relevante para a minimização e controle das taxas de mortalidade por essa neoplasia.

O projeto de lei encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Lucas do Vale (MDB), onde aguarda parecer antes de ser encaminhado ao Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.