Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria que garante atendimento, no SUS, a vítimas de violência sexual

14 de Novembro de 2023 às 10:50

O deputado Wilde Cambão (PSD) propôs o projeto de lei nº 1799/23, que dispõe sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência sexual no Sistema Público de Saúde (SUS) do Estado de Goiás. A matéria foi aprovada, em segunda votação nesta terça-feira, 14. 

O objetivo, de acordo com a justificativa do parlamentar, é estabelecer maior clareza e legalidade sobre a cobertura do atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, desde o acolhimento inicial até a continuidade dos cuidados, e abrange, também, a solicitação de coleta de exames, a notificação do caso à autoridade policial, a instauração de diligências e a expedição de medida protetiva à vítima, caso necessário. 

O legislador tem o intuito de complementar a Lei Federal nº 12.845, de 19 de agosto de 2013, que está sob a égide do art. 24, XII, da Constituição Federal, que trata do tema em questão. Cambão afirma que a proposta não esbarra em medidas do Ministério da Saúde, bem como em competências tanto das secretarias do Estado de Goiás, quanto da chefia do Poder Executivo, que legislam sobre matérias relativas à saúde.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.