Ícone alego digital Ícone alego digital

Casa de Leis realiza curso voltado à capacitação e aprimoramento do atendimento às pessoas com deficiência

24 de Novembro de 2023 às 12:30
Crédito: Denise Xavier
Casa de Leis realiza curso voltado à capacitação e aprimoramento do atendimento às pessoas com deficiência
Curso de formação sobre acessibilidade e inclusão

Com o objetivo de aprimorar o atendimento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), os servidores da Casa participaram do curso de acessibilidade atitudinal na manhã desta sexta-feira, 24. A acessibilidade atitudinal consiste em práticas, atitudes e comportamentos voltados à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e capacitismo, termo que significa discriminação de pessoas com deficiência.

O curso foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alego, em parceria com a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, Escola do Legislativo e Polícia Legislativa.

A capacitação foi realizada pela gerente em ações temáticas e inclusivas, unidade da Superintendência de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Goiânia, Gessilma Dias. A palestrante explicou termos que não devem ser usados, como PNE (pessoa com necessidade especial) e PcD (pessoa com deficiência). “É importante que a gente saiba que as pessoas não podem ser reduzidas a siglas, então, ao se referir à pessoa com deficiência, chame-a pelo nome. Use pessoas com deficiência e não siglas como PcD e PNE”, afirmou.

Gessilma pontuou, ainda, que, além da acessibilidade arquitetônica, como rampas e elevadores, as instituições devem se preocupar com os atendimentos.

Na mesma linha de raciocínio, manifestou-se o titular da Superintendência de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, da Prefeitura de Goiânia, Trajano Figueiredo. Ele lembrou que o poder público deve dar atenção especial ao tema. “É preciso que o servidor saiba conduzir a pessoa com deficiência visual, física, por exemplo. Aqui é a casa do povo e por isso é preciso saber atender todos com inclusão e acessibilidade.”

A ideia da capacitação surgiu após a realização de uma audiência pública que ocorreu na Alego. “Percebemos a necessidade de aprimorar o atendimento e conversamos com o presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, que prontamente pediu a realização da qualificação”, destacou o assessor parlamentar Santiago Gomes.

Cartilha Pessoa com Deficiência = Pessoa com Direitos

Dando continuidade às ações de inclusão, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alego realizará na próxima terça-feira, 28, o lançamento da cartilha "Pessoa com Deficiência = Pessoa com Direitos". A cartilha foi feita pela comissão em parceria com o Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (FintPoder). A coordenadora do FintPoder, Elizabeth Campos, destacou que o documento traz, por exemplo, orientação sobre as leis que protegem as pessoas com deficiência e também como deve ser o atendimento nas instituições públicas e privadas.

A cartilha será lançada às 10 horas no saguão principal do Palácio Maguito Vilela. No dia serão realizados atendimentos de saúde, jurídicos e também serão ofertadas vagas de emprego direcionadas às pessoas com deficiência. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.