Casa de Leis realiza curso voltado à capacitação e aprimoramento do atendimento às pessoas com deficiência

Com o objetivo de aprimorar o atendimento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), os servidores da Casa participaram do curso de acessibilidade atitudinal na manhã desta sexta-feira, 24. A acessibilidade atitudinal consiste em práticas, atitudes e comportamentos voltados à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e capacitismo, termo que significa discriminação de pessoas com deficiência.
O curso foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alego, em parceria com a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, Escola do Legislativo e Polícia Legislativa.
A capacitação foi realizada pela gerente em ações temáticas e inclusivas, unidade da Superintendência de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Goiânia, Gessilma Dias. A palestrante explicou termos que não devem ser usados, como PNE (pessoa com necessidade especial) e PcD (pessoa com deficiência). “É importante que a gente saiba que as pessoas não podem ser reduzidas a siglas, então, ao se referir à pessoa com deficiência, chame-a pelo nome. Use pessoas com deficiência e não siglas como PcD e PNE”, afirmou.
Gessilma pontuou, ainda, que, além da acessibilidade arquitetônica, como rampas e elevadores, as instituições devem se preocupar com os atendimentos.
Na mesma linha de raciocínio, manifestou-se o titular da Superintendência de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, da Prefeitura de Goiânia, Trajano Figueiredo. Ele lembrou que o poder público deve dar atenção especial ao tema. “É preciso que o servidor saiba conduzir a pessoa com deficiência visual, física, por exemplo. Aqui é a casa do povo e por isso é preciso saber atender todos com inclusão e acessibilidade.”
A ideia da capacitação surgiu após a realização de uma audiência pública que ocorreu na Alego. “Percebemos a necessidade de aprimorar o atendimento e conversamos com o presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, que prontamente pediu a realização da qualificação”, destacou o assessor parlamentar Santiago Gomes.
Cartilha Pessoa com Deficiência = Pessoa com Direitos
Dando continuidade às ações de inclusão, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alego realizará na próxima terça-feira, 28, o lançamento da cartilha "Pessoa com Deficiência = Pessoa com Direitos". A cartilha foi feita pela comissão em parceria com o Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (FintPoder). A coordenadora do FintPoder, Elizabeth Campos, destacou que o documento traz, por exemplo, orientação sobre as leis que protegem as pessoas com deficiência e também como deve ser o atendimento nas instituições públicas e privadas.
A cartilha será lançada às 10 horas no saguão principal do Palácio Maguito Vilela. No dia serão realizados atendimentos de saúde, jurídicos e também serão ofertadas vagas de emprego direcionadas às pessoas com deficiência.