Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego sedia simpósio sobre cultivo de cannabis sativa para fins medicinais

27 de Novembro de 2023 às 09:51

Teve início, na manhã desta segunda-feira, 27, no Auditório Carlos Vieira, o II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado, que está sendo sediado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). 

Este simpósio é uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto de Medicina Orgânica (IMO), com o apoio do deputado Mauro Rubem (PT). Seu objetivo principal é proporcionar um espaço de discussão e aprendizado sobre a pesquisa e utilização da cannabis medicinal, um tema que tem ganhado destaque tanto no Brasil quanto no mundo.

Além do deputado Mauro Rubem, compõem a mesa de trabalhos da abertura: a reitora da UFG, Angelita Pereira; a presidente do II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado, Abadia dos Reis Nascimento; o representante da Alego e diretor de saúde, Fernando Curado; o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira; e a representante do Governo de Goiás, a gerente de Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Viviane de Cassia Troncha Martins.

Fazem parte da mesa, ainda, o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Henrique Matias Troncoso Chaves; o coordenador da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcelo Scolari Gosh; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, José Valdim; o diretor do Instituto de Medicina Orgânica, João Carlos Normanha; e o diretor da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), José Carlos dos Santos.

Com o tema "Conhecimento e Informação", o simpósio se destaca como um espaço crucial para discutir a pesquisa e os avanços relacionados à cannabis medicinal. Em um momento em que os diálogos sobre o uso da planta com fins medicinais têm crescido exponencialmente, tanto no Brasil quanto no mundo, esse evento se apresenta como uma oportunidade para profissionais, pesquisadores e interessados no assunto.

Os organizadores do evento destacaram a abrangência das discussões programadas, que incluem aspectos agronômicos, botânicos, farmacológicos, clínicos e regulatórios relacionados à cannabis medicinal. Estão programadas palestras, mesas-redondas, minicursos e espaços para discussões com especialistas de diversas áreas. O simpósio contará com a participação de palestrantes renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para enriquecer o debate e promover a troca de experiências.

Uma das características desse simpósio é a oportunidade oferecida para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências. Essas contribuições serão apresentadas no formato de painel, com os resumos sendo publicados nos anais do evento, permitindo a disseminação do conhecimento gerado durante o encontro.

O 2º Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado representa um passo na promoção do conhecimento e na discussão de temas relacionados à cannabis medicinal no Estado de Goiás. Com um programa repleto de atividades enriquecedoras, o evento contribui para o avanço das pesquisas e a disseminação de informações essenciais sobre o uso medicinal da planta.

Anterior à solenidade de abertura, já foram realizadas palestras com o temas “Experiências em Cannabis”, ministrado pela Professora Abadia dos Reis Nascimento (UFG), pelo médico João Carlos Normanha (IMO) e pelo farmacêutico Paulo Eduardo Orlandi Mattos  (Unifesp).

Após a abertura o simpósio terá prosseguimento de acordo com a seguinte programação:

11:00 – 12:00 - Depoimentos pessoais

  1. Mãe - Cássia Menezes Gouveia Araújo Coelho - Presidente da AMA Goiás;
  2. Relato de experiência de sucesso de uso da Cannabis medicinal no tratamento de um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – engenheiro agrônomo José Carlos Monteiro Rodarte (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade - APABB-GO);
  3. Cannabis como promoção de saúde nas famílias atípicas - Caroliny Cirino (presidente da Mães de Cannabis).

12:00 – 14:00 - Intervalo para almoço

14:00 – 15:40 - Mesa redonda 1: Cultivo de cannabis sativa

Moderadora: Profa. Dra. Patrícia Guimarães Santos Melo (UFG)

14:00 - Regulamentação do cultivo de cannabis em outros países

Engenheiro agrônomo Dennys Zsolt Santos (Cann 10 - Medical Cannabis)

14:20 - Cannabis e sustentabilidade: ideologia ou realidade

Engenheira agrônoma Ingrid Trancoso da Silva (Associação Canapse)

14:40 - Melhoramento genético e criação de cultivares de cannabis no Brasil

Engenheiro agrônomo Ílio Montanari Jr. (CPQBA-Unicamp)

15:00 - Como se democratizar o cultivo da Cannabis em um cenário de proibição/liberação

Danilo Crispim Massuela (Universidade Hohenheim, Alemanha)

15:20 - Discussão

15:40 – 16:00 - Intervalo

16:00 – 17:40 - Mesa redonda 2: Perspectivas e potencialidades do cânhamo para agricultura familiar no Brasil

Moderador: Lino Carlos Borges (Emater GO)

16:00 - Cannabis sativa da domesticação à agricultura brasileira

Derly José Henriques da Silva (UFV)

16:20 - Cannabis on farm: faturando milhões

Rafael Redwood e José Rocha (USA Usahemp)

16:40 - Métodos de cultivo de baixo custo para agricultura familiar

Engenheiro agrônomo Vinícius Fernando Gomes Carrasco (Abicann)

17:00 - Da terra à terapia: explorando a cannabis no mercado agrícola

Engenheiro agrônomo Matheus Liberato Borges (Curando Ivo)

17:20 - Discussão

17:40 – 18:45 - Mesa redonda 3: A importância das associações

Moderador: Advogado Jamil Issy Neto.

17:h40 - É sobre sonhar, lutar e realizar

Advogada Margarete Santos de Brito (Presidente da Apepi, RJ)

17h55 - Maconha - Reflexões de uma luta

Filipe Barsan Suzin (Presidente Curando Ivo, GO).

18:10 - Criação de um Ecossistema Institucional para o avanço da cannabis medicinal

Advogado Yuri Ben-Hur da Rocha Tejota (Presidente Agape)

18:25 - Da semente ao espírito

Dérick Carniello Rezende (Presidente SouCannabis, Brasília).

18:45 – 19:30 - Momento científico

Apresentação dos trabalhos

Maiores informações sobre a programação dos demais dias do evento podem ser acessadas aqui.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.