Ícone alego digital Ícone alego digital

O módulo 4 da Virada Ambiental foi realizado nesta 2ª-feira, 27, para debater o manejo dos resíduos sólidos

27 de Novembro de 2023 às 18:00
Crédito: Sérgio Rocha
O módulo 4 da Virada Ambiental foi realizado nesta 2ª-feira, 27, para debater o manejo dos resíduos sólidos
4º Módulo da Virada Ambiental - Gestão de Resíduos Sólidos

A Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego deu continuidade, na tarde desta segunda-feira, ao módulo 4 da Virada Ambiental. Em parceria com a Escola do Legislativo, o evento, que teve início na manhã da presente data, aconteceu no formato híbrido, no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela. Na ocasião, gestores ambientais debateram assuntos pertinentes ao manejo dos resíduos sólidos.

Presidente do colegiado, a deputada Rosângela Rezende (Agir) destacou o conteúdo apresentado no evento como de extrema importância, em especial no atual período em que o mundo se encontra. “A participação das pessoas e o grau de informação que estamos atingindo, coincidindo com tudo o que está acontecendo no mundo, que são os efeitos climáticos com impactos de grandes eventos, faz com que a gente repense toda a nossa prática, a forma com que a gente pisa nesse mundo e gerencia os nossos lixos”, disse.

O período matutino contou com as palestras: "Plano Estadual de Resíduos Sólidos", ministrada pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Kaoara Batista de Sá; e "Resíduos de Saneamento", ministrada pela gerente de Gestão de Resíduos da Saneago, Theyssa Borges. 

Já o turno vespertino, contou com as palestras: "Legislação e Penalidades", ministrada pelo promotor de Justiça da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goiânia, Juliano de Barros Araújo; "Compostagem", pela gestora de Sustentabilidade da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Mariana Ruas; "Reciclagem", pelo presidente da COOP-Recicla, Divino Teles; e "Desenvolvimento Regional Sustentável", pelo consultor em Projetos de Logística Reversa e Responsabilidade Socioambiental da empresa 5R Projetos, Alberto de Oliveira.

“É extremamente importante levar esse tipo de conhecimento, principalmente para os municípios, que são os que, na prática, colocam a política pública da gestão de resíduos, que é um tema que move todas as pessoas. Precisamos mudar essa cultura que temos até então, e eventos como esse servem para podermos, cada vez mais, plantar uma sementinha e mudar o amanhã”, destacou o promotor Juliano de Barros.

A presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputada Rosângela Rezende, salientou que o módulo deixa claro para os gestores a necessidade de não apenas fazer novos aterros sanitários, mas, sim, trabalhar com educação ambiental, reuso e reciclagem. “Para mim, foi um ciclo fechado com chave de ouro, com muitos temas abordados. Tenho certeza que essa Casa do povo tem feito o seu papel para que a gente possa fazer, verdadeiramente, uma economia circular, que impacta nas questões climáticas, que tanto nos afeta”, celebrou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.