Segurança digital

Em 22 de junho do ano passado, o Estado de Goiás instituiu em seu calendário o dia 7 de fevereiro como o Dia da Internet Segura. A data servirá, anualmente, como um instrumento para rememorar os cidadãos acerca da responsabilidade que se tem ao usar a internet.
Em um mundo cada vez mais conectado, se tornou indispensável que todos estejam minimamente cientes do impacto de suas ações online. Nesse contexto, pode-se dizer que a segurança na internet vai muito além de simplesmente proteger os dados pessoais de alguém; ela também diz respeito à promoção de um ambiente virtual saudável e livre de comportamentos prejudiciais.
O assunto pode até parecer simples, mas a importância de se ter responsabilidade também nesses ambientes não deve ser subestimada. Ao interagir nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma que possibilite a troca de mensagens, é crucial lembrar que toda ação pode trazer consequências à vida real.
A disseminação de informações falsas, o cyberbullying e a perpetuação de discursos de ódio são apenas alguns exemplos dos danos que podem ser causados pela falta de responsabilidade na internet. E foi para coibir práticas irregulares e, claro, educar a sociedade civil acerca dessa responsabilidade que o deputado Amilton Filho (MDB), autor da iniciativa, tomou a decisão de apresentar a proposta.
A lei garantirá que estudantes, seus pais, responsáveis e professores debatam nas escolas os riscos oferecidos pela rede mundial de computadores, que muitas vezes afetam, inclusive, a integridade física de crianças e adolescentes, em especial no que diz respeito a crimes como os de pedofilia, pornografia digital, abuso e exploração sexual.
“A educação é um dos principais pilares do nosso mandato, e criar avanços em todo o setor é a nossa missão. Seguimos atuando para garantir que nossos colégios, docentes e alunos tenham condições de ensinar e estudar em um ambiente adequado, bonito e, claro, com segurança. E, estar atento a uma internet segura é algo fundamental”, argumenta o autor do projeto que terminou em lei.
Mas não só: a internet segura também desempenha um papel fundamental na prevenção de fraudes e golpes. Ao adotar práticas de segurança cibernética, pode-se reduzir significativamente o risco de qualquer cidadão se tornar vítima de fraudes na internet.
Nesse contexto, promover uma cultura de respeito e empatia, contribui-se, paralelamente, com a criação de um ambiente virtual mais seguro e acolhedor para todos. O Dia Estadual da Internet Segura pode ser traduzido ainda como um convite à reflexão.