Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia recebe projeto do Governo que prevê alienação de imóvel

21 de Fevereiro de 2024 às 12:00

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está analisando um projeto de lei proposto pelo governador Ronaldo Caiado (UB), que visa a alterar a Lei nº 17.909, de 27 de dezembro de 2012. O projeto de lei nº 2136/24 propõe a autorização para a alienação de 50% de um imóvel urbano localizado na Rua da Quitanda, 111, na Freguesia da Candelária, no município do Rio de Janeiro (RJ), de propriedade do Estado de Goiás.

O imóvel em questão, descrito com detalhes na proposta, é um espaço atualmente sem uso específico e gera despesas ao Estado, como o pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo a Secretaria de Estado da Administração (Sead), a manutenção dessa propriedade não é considerada vantajosa para o Estado, justificando a iniciativa de alienação.

A alienação desse imóvel tem como objetivo principal a geração de receitas para o Tesouro Estadual, que poderão ser aplicadas em novos investimentos e na melhoria dos serviços públicos oferecidos à população goiana. Além disso, essa ação está alinhada com a busca por uma gestão patrimonial mais eficiente por parte do Poder Executivo estadual.

O projeto de lei especifica que as receitas provenientes da venda serão integralmente destinadas ao Tesouro Estadual, conforme estabelece o novo artigo 32-A, acrescentado à Lei nº 17.909. A proposta foi encaminhada à Alego com uma exposição de motivos que destaca a relevância econômica e gerencial da alienação do imóvel, avaliado em R$ 240.045,95.

A análise jurídica da proposta foi realizada pela Procuradoria-Setorial da Sead e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ambas atestando a legalidade e a constitucionalidade do projeto. Foi esclarecido pela PGE que o Estado de Goiás possui 50% da propriedade do imóvel, sendo a outra metade pertencente à Empresa Estadual de Processamento de Dados de Goiás (Prodago), que está em liquidação.

O governador Caiado, ao encaminhar o projeto de lei à Alego, expressou sua expectativa pela aprovação da medida e solicitou tramitação especial, conforme previsto no artigo 22 da Constituição do Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.