Ícone alego digital Ícone alego digital

Anderson Teodoro quer instituir programa de assistência domiciliar para idosos

28 de Fevereiro de 2024 às 09:19

Projeto de lei apresentado pelo deputado Anderson Teodoro (Avante) prevê atendimento clínico domiciliar a pessoas com mais de 60 anos, através do Programa Estadual de Assistência Domiciliar Interdisciplinar para Idosos. O programa é direcionado a pacientes idosos estáveis, que, caso o projeto se torne lei, passarão a ter atendimento domiciliar e humanizado, com base na atenção multidisciplinar.

A matéria preconiza que o programa será composto por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e médicos de diversas especialidades, constando, obrigatoriamente, médicos geriatras.

Segundo o parlamentar é preciso destacar os inúmeros benefícios que os chamados programas de home care trazem aos pacientes, uma vez que evitam a contaminação e a infecção hospitalar, e possibilitam o conforto domiciliar e a presença constante de seus parentes. Teodoro lembra, ainda, que o programa traz vantagens à rede pública de saúde, já que gera rotatividade nos leitos e evita a ocupação máxima de pacientes.

Na justificativa da matéria, o legislador diz que deve se ressaltar, também, que a modalidade é considerada um modelo ideal nas demandas por cuidados em todo o mundo, com destaque aos países da Europa. “Como prova disso, relatórios de estudos elaborados por organizações e associações mostram que o amparo domiciliar poderá se tornar a opção mais promissora para a prestação de assistência à saúde.”

A proposta será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que deve atestar a constitucionalidade e, se for aprovada no colegiado, segue para primeira votação. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.