Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ se reúne para deliberar sobre nove processos e mantem veto à vedação imposta às operadoras de telefonia móvel

21 de Março de 2024 às 15:42
Crédito: Maykon Cardoso
CCJ se reúne para deliberar sobre nove processos e mantem veto à vedação imposta às operadoras de telefonia móvel
Comissão de Constituição, Justiça e Redação híbrida

Os deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) apreciaram, na tarde desta quinta-feira, 21, uma pauta composta por nove processos legislativos e, dentre eles, confirmaram a manutenção de obstrução de vedação imposta às operadoras de telefonia móvel.

Durante a reunião comandada pelo deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), foi aprovada, por unanimidade, a manutenção do veto da Governadoria ao autógrafo de lei que veda a cobrança, por operadoras de telefonia celular, de multas ou valores dos consumidores que solicitarem o cancelamento ou suspensão do plano nos casos de furto ou roubo do celular ou chip. O processo tramita na Casa com n° 1759/23 e foi relatado pelo deputado Amauri Ribeiro (UB).

Também foi analisado o relatório ao processo n° 4231/23, encaminhado pelo Poder Executivo. O texto veta integralmente a iniciativa que institui a semana estadual de conscientização sobre a importância do ácido fólico, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro. A iniciativa é do deputado George Morais (PDT), e o relatório com parecer pela sua manutenção ficou a cargo do colega José Machado (PSDB). 

Ainda no rol de processos que tiveram seus pareceres pela manutenção aprovados, está o veto integral ao autógrafo que institui a Política Estadual Jovem Amigo da Pessoa Idosa, a ser realizada nas redes estadual e privada de ensino. O veto da Governadoria, que tramita na Alego com n° 4917/23, foi aprovado por unanimidade. 

Autoria parlamentar 

Na sequência, o presidente do colegiado submeteu à apreciação dos pares as matérias de autoria parlamentar. A primeira delas foi a de n° 1527/23, do deputado José Machado (PSDB). O texto institui a Comenda Marília Mendonça em homenagem aos artistas da música sertaneja goiana. O relator da iniciativa foi o deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que, por sua vez, assinou pela diligência. O parecer foi acatado, por unanimidade, pelos pares.  

Da mesma forma, também foi aprovado o sinal verde do deputado José Machado ao processo que dá denominação a próprio público. A matéria tramita na Casa com n° 2804/23, por iniciativa do deputado Charles Bento (MDB). Na esteira, os deputados aprovaram o relatório ao texto n° 4043/23. A propositura é do deputado Clécio Alves (Republicanos) e contou com o parecer favorável do colega Veter Martins (PRD). O projeto altera a lei que institui medidas facilitadoras para que o contribuinte negocie seus débitos relacionados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

Depois, foi a vez do texto n° 4206/23 passar pelo crivo do grupo. A proposta de George Morais (PDT) contou com parecer favorável do deputado Veter Martins. A proposta institui a Política Estadual de Tratamento às Pessoas com Dor. Com o aval do colegiado, a propositura, assim como os demais, seguirá para a deliberação da comissão de mérito e do Plenário. 

Inversão de pauta

Em atendimento a um pedido do líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB), o presidente do colegiado realizou uma inversão de pauta. Com isso, foram incluídos à lista de matérias a serem apreciadas os processos n° 5421/24 e n° 4573/24.

A primeira delas, de autoria da Governadoria, foi relatada pelo deputado Issy Quinan (MDB), que assinou pela rejeição do veto. A segunda, resultado de uma iniciativa da Mesa Diretora, contou com parecer favorável do deputado Coronel Adailton. Ambas terminaram aprovadas por unanimidade. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.