Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão solene comemora o Dia Mundial da Água, na manhã desta sexta-feira, 22, numa iniciativa do deputado Clécio Alves

22 de Março de 2024 às 11:40
Crédito: Will Rosa
Sessão solene comemora o Dia Mundial da Água, na manhã desta sexta-feira, 22, numa iniciativa do deputado Clécio Alves
Sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água

Na manhã desta sexta-feira, 22, o deputado Clécio Alves (Republicanos) realizou a sessão solene comemorativa ao Dia Mundial da Água, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo para personalidades que se destacam na defesa constante desse  recurso de vital importância para a vida na terra. O evento ocorreu no Plenário Iris Rezende. 

Além do propositor da solenidade, a mesa foi composta pelo chefe do gabinete do prefeito, José Firmino, representante do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; secretária de Estado da Administração (Sead), Francisco Sérvulo Freire Nogueira; presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nadim Meme Neto; presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Goiás, José Moraes; ex-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Luan Deodato Machado Alves; diretor Administrativo da Assembleia Legislativa, Leder Pinheiro Rodrigues; advogado setorial da AMMA, Guilherme Martins de Araújo; delegado titular da DEMA (Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente), Luziano  Severino Carvalho.

O primeiro a subir na tribuna foi o deputado Clécio Alves. Ele destacou que o planeta tem dado sinais de escassez da água a todo momento e que as futuras gerações podem pagar um preço. "Por isso, precisamos cuidar das nascentes, dos mananciais e dos rios, já que esse recurso natural é finito". 

“O aquecimento global pode comprometer a vida na terra. É tudo muito sério e, enquanto legislador, devemos ter a máxima responsabilidade, precisamos agir rapidamente. Os cientistas já dizem que, daqui a pouco, pode não ter mais volta. Essa audiência é uma forma de mostrar que estamos preocupados e chamar atenção de todos os governantes. Aqui, nesta Casa, faremos o que for necessário para que essas ações possam se tornar realidade, com incentivos e informações”, proclamou o parlamentar ao fazer uso da palavra. 

Ele disse ainda que o País tem apenas 10% do território sendo utilizado para o agronegócio, entretanto os recursos hídricos já estão ficando escassos. “As próximas gerações vão ter que pagar por tudo que estamos fazendo agora. Por isso é preciso ter responsabilidade. Temos muitas riquezas e devemos canalizar as nossas ações para trazer benefícios para o nosso planeta. Que possamos ter dias melhores”, finalizou. 

Autoridades falam da importância deste recurso finito

Em seguida, o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, Luziano Severino Carvalho, disse que há mais de dez anos luta para a preservação do Rio Araguaia. Ele relatou que recentemente recebeu dados técnicos que comprovam que, daqui a 15 anos, a redução de sua vazão será de 40%.

“Temos muitos impactos, mas a Polícia Civil do Estado e  o Ministério Público, juntamente com os órgãos ambientais, estão lutando para que isso não venha acontecer”. Luziano ressaltou que momentos como esse são valiosos para evocar a união de todos em prol da causa ambiental. “Nossa luta é pela fauna, flora, biodiversidade, mas, acima de tudo, nossa luta é a favor da saúde e da vida humana”.

Depois quem se pronunciou foi o novo presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Nadim Neme Neto. Ele comentou que atualmente a agência tem uma equipe para combater qualquer tipo de prática que possa comprometer os recursos hídricos da Capital goiana. 

"Quero ressaltar que hoje é meu primeiro dia na agência e agradeço ao prefeito pela confiança. O que pretendemos fazer é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido com intuito de manter Goiânia com o título de cidade verde", enfatizou. 

No curso da sessão, o chefe do gabinete do prefeito Rogério Cruz, José Firmino, também fez uso da palavra e parabenizou o trabalho do ex-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Luan Deodato, pelo trabalho que conduziu à frente da AMMA. "Atuou de forma brilhante durante esses últimos três anos. Chama muito a atenção a rapidez que o Luan tinha em dar boas respostas para nossa Capital".

O secretário parabenizou todos os homenageados na sessão e afirmou que eles exercem um papel importante para a sociedade. "Trabalham a favor de uma pauta muito relevante, um assunto de preocupação global. São pessoas como vocês que fazem a diferença na batalha pela preservação da água. Precisamos de mais gente que, assim como vocês, defendam e levantem essa bandeira", conclui.

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo das mãos do deputado Clécio Alves (Republicanos), o titular da 8ª Promotoria de Justiça, promotor Carlos Alberto Marques, subiu à tribuna para falar em nome de todos os homenageados.

“Vejo aqui um grande mosaico, no qual várias pessoas das mais diversas áreas expressam saberes e inteligências que se somam, mas hoje me preocupa qual legado vamos deixar para as próximas gerações. Será que fizemos a nossa parte? Acho que não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis. É necessário que eles sejam enfrentados num esforço coletivo”, destacou. 

O promotor ressaltou que, há muitos anos, o Ministério Público vem lutando pelo Rio Araguaia, pelo Rio Meia Ponte e por tantos outros rios e nascentes. “A gente não pode trilhar pelos mesmos caminhos. Precisamos encontrar outros modelos. A Assembleia Legislativa é um grande canal para isso, pois o Legislativo tem o papel de fortalecer a democracia, dando acesso à população aos recursos essenciais”. 

Segundo ele, é preciso pensar num novo modelo de cidade devido à probabilidade de haver uma escassez que afete toda a população goiana. “O que a humanidade não pode fazer é sacrificar a saúde a qualquer preço, e o que estamos fazendo com a água é isso. Essa homenagem hoje revela que todos aqui fazem a diferença e podemos fazer mais, pois, por mais que já tenhamos feito muito, ainda parece muito pouco. Por fim, agradeço ao deputado Clécio Alves por essa sessão solene”. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.