Sessão solene comemora o Dia Mundial da Água, na manhã desta sexta-feira, 22, numa iniciativa do deputado Clécio Alves
Na manhã desta sexta-feira, 22, o deputado Clécio Alves (Republicanos) realizou a sessão solene comemorativa ao Dia Mundial da Água, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo para personalidades que se destacam na defesa constante desse recurso de vital importância para a vida na terra. O evento ocorreu no Plenário Iris Rezende.
Além do propositor da solenidade, a mesa foi composta pelo chefe do gabinete do prefeito, José Firmino, representante do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; secretária de Estado da Administração (Sead), Francisco Sérvulo Freire Nogueira; presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nadim Meme Neto; presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Goiás, José Moraes; ex-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Luan Deodato Machado Alves; diretor Administrativo da Assembleia Legislativa, Leder Pinheiro Rodrigues; advogado setorial da AMMA, Guilherme Martins de Araújo; delegado titular da DEMA (Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente), Luziano Severino Carvalho.
O primeiro a subir na tribuna foi o deputado Clécio Alves. Ele destacou que o planeta tem dado sinais de escassez da água a todo momento e que as futuras gerações podem pagar um preço. "Por isso, precisamos cuidar das nascentes, dos mananciais e dos rios, já que esse recurso natural é finito".
“O aquecimento global pode comprometer a vida na terra. É tudo muito sério e, enquanto legislador, devemos ter a máxima responsabilidade, precisamos agir rapidamente. Os cientistas já dizem que, daqui a pouco, pode não ter mais volta. Essa audiência é uma forma de mostrar que estamos preocupados e chamar atenção de todos os governantes. Aqui, nesta Casa, faremos o que for necessário para que essas ações possam se tornar realidade, com incentivos e informações”, proclamou o parlamentar ao fazer uso da palavra.
Ele disse ainda que o País tem apenas 10% do território sendo utilizado para o agronegócio, entretanto os recursos hídricos já estão ficando escassos. “As próximas gerações vão ter que pagar por tudo que estamos fazendo agora. Por isso é preciso ter responsabilidade. Temos muitas riquezas e devemos canalizar as nossas ações para trazer benefícios para o nosso planeta. Que possamos ter dias melhores”, finalizou.
Autoridades falam da importância deste recurso finito
Em seguida, o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, Luziano Severino Carvalho, disse que há mais de dez anos luta para a preservação do Rio Araguaia. Ele relatou que recentemente recebeu dados técnicos que comprovam que, daqui a 15 anos, a redução de sua vazão será de 40%.
“Temos muitos impactos, mas a Polícia Civil do Estado e o Ministério Público, juntamente com os órgãos ambientais, estão lutando para que isso não venha acontecer”. Luziano ressaltou que momentos como esse são valiosos para evocar a união de todos em prol da causa ambiental. “Nossa luta é pela fauna, flora, biodiversidade, mas, acima de tudo, nossa luta é a favor da saúde e da vida humana”.
Depois quem se pronunciou foi o novo presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Nadim Neme Neto. Ele comentou que atualmente a agência tem uma equipe para combater qualquer tipo de prática que possa comprometer os recursos hídricos da Capital goiana.
"Quero ressaltar que hoje é meu primeiro dia na agência e agradeço ao prefeito pela confiança. O que pretendemos fazer é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido com intuito de manter Goiânia com o título de cidade verde", enfatizou.
No curso da sessão, o chefe do gabinete do prefeito Rogério Cruz, José Firmino, também fez uso da palavra e parabenizou o trabalho do ex-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Luan Deodato, pelo trabalho que conduziu à frente da AMMA. "Atuou de forma brilhante durante esses últimos três anos. Chama muito a atenção a rapidez que o Luan tinha em dar boas respostas para nossa Capital".
O secretário parabenizou todos os homenageados na sessão e afirmou que eles exercem um papel importante para a sociedade. "Trabalham a favor de uma pauta muito relevante, um assunto de preocupação global. São pessoas como vocês que fazem a diferença na batalha pela preservação da água. Precisamos de mais gente que, assim como vocês, defendam e levantem essa bandeira", conclui.
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo das mãos do deputado Clécio Alves (Republicanos), o titular da 8ª Promotoria de Justiça, promotor Carlos Alberto Marques, subiu à tribuna para falar em nome de todos os homenageados.
“Vejo aqui um grande mosaico, no qual várias pessoas das mais diversas áreas expressam saberes e inteligências que se somam, mas hoje me preocupa qual legado vamos deixar para as próximas gerações. Será que fizemos a nossa parte? Acho que não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis. É necessário que eles sejam enfrentados num esforço coletivo”, destacou.
O promotor ressaltou que, há muitos anos, o Ministério Público vem lutando pelo Rio Araguaia, pelo Rio Meia Ponte e por tantos outros rios e nascentes. “A gente não pode trilhar pelos mesmos caminhos. Precisamos encontrar outros modelos. A Assembleia Legislativa é um grande canal para isso, pois o Legislativo tem o papel de fortalecer a democracia, dando acesso à população aos recursos essenciais”.
Segundo ele, é preciso pensar num novo modelo de cidade devido à probabilidade de haver uma escassez que afete toda a população goiana. “O que a humanidade não pode fazer é sacrificar a saúde a qualquer preço, e o que estamos fazendo com a água é isso. Essa homenagem hoje revela que todos aqui fazem a diferença e podemos fazer mais, pois, por mais que já tenhamos feito muito, ainda parece muito pouco. Por fim, agradeço ao deputado Clécio Alves por essa sessão solene”.